Thursday, July 15, 2010

Shrek Para Sempre



O adorável ogro Shrek definitivamente perdeu o fôlego no quarto filme da série, iniciada no começo do século XXI. Em Shrek Para Sempre, direção de Mike Mitchell, o herói está desanimado com a vida de casado - os dias se parecem iguais, ninguém mais o respeita. Enfim, ele sente saudade dos tempos de solteiro, quando costumava assustar os aldeões e tomar tranquilamente seu banho de lama.
Então tem a chance de mudar isso quando recebe uma oferta tentadora do duende Rumplestiltskin de recuperar sua antiga vida. Claro que aceita, mas cai num truque e vai parar numa realidade alternativa, onde os ogros são caçados, Rumplestiltskin é um ditador. E nenhum de seus amigos, o Burro ou o Gato de Botas e até mesmo sua amada Fiona (agora uma líder guerrilheira), o conhecem.
Para reverter o acordo, Shrek tem de conseguir um beijo de amor de Fiona.
Bem, infelizmente Shrek Para Sempre perdeu de vez aquele humor anárquico dos dois primeiros filmes, mostra-se uma história convencional e a trilha sonora, outro de seus pontos fortes, também está sem imaginação. Então melhor para todos que pare por aqui, antes que decepcione mais ainda os seus fãs.

Cotação: regular
Chico Izidro

Saturday, July 10, 2010

Eclipse



Sexta-feira à noite. Pego a Liana pela mão e vamos ao cinema encarar Eclipse, o terceiro filme de vampiros baseado nos romances da norte-americana Stephanie Meyer, junto com os fãs incondicionais da série cinematográfica. A expectativa é das piores possíveis, depois da decepção tremenda com Crepúsculo, o primeiro da cinessérie, e de Lua Nova. Em Crepúsculo, no entanto, apesar das fracas atuações e da terrível direção, havia para amenizar o frescor da novidade.
Agora, em Eclipse, direção de David Slade, Bella (Kristen Stewart) continua sendo disputada pelo lobisomem Jacob (Taylor Lautner) e pelo vampiro Edward (Robert Pattinson), enquanto que sua vida corre sério risco, pois uma vampira inimiga formou um exército para matá-la. Então temos a união dos vampiros com os lobisomens para protegê-la.
As atuações dos três atores principais continuam decepcionantes, principalmente Pattinson, que tem sempre as mesmas feições para qualquer momento. Sem contar que seu vampiro é totalmente assexuado, ao contrário do maior de todos, o Drácula interpretado por Christopher Lee, ou o Drácula vivido por Gary Oldman, ou os tarados da série True Blood. Lautner, por sua vez, entra em cena só para ficar sem camisa, para delírio das garotinhas.
Os diálogos também são de uma banalidade imensa, causando o bocejo dos espectadores, sem esquecer os efeitos especiais, beirando o tosco.
Eclipse, no entanto, torna-se pseudo-educativo, ao mostrar para a rapaziada de hoje, que às vezes vale a pena esperar pela primeira transa.
Cotação: ruim
Chico Izidro

A Jovem Rainha Vitória



A Jovem Rainha Vitória (Young Victoria) não esconde sua preferência: ah, como é boa uma monarquia. Com direção de Jean-Marc Vallée, o longa retrata a chegada de Vitória, com apenas 18 anos, ao trono britânico, em 1837, depois da morte de seu tio, o Rei Guilherme IV.
A garota tem de aprender aos trancos e barrancos como administrar o então vasto império, tendo de driblar as intrigas palacianas e até escolher um marido, que acaba sendo um primo, o principe alemão Alberto de Coburgo. Essa parte do filme se torna uma xaropada romântica, com direito a passeios na chuva e troca incessante de cartas.
A Rainha Vitória é interpretada pela bonita Emily Blunt, de O Diabo Veste Prada, e isso deu um up para a soberana, sabidamente feia, mas que realizou grandes transformações sociais na Inglaterra. E isso não dá para negar.
A Jovem Rainha Vitória impressiona pela bela reconstituição de época, as paisagens idílicas, mas não esconde o que pretende ser: uma simples história de amor entre nobres.
Cotação: regular
Chico Izidro