quinta-feira, novembro 02, 2017

"A Noiva" (Nevesta)




Este ano já havia nos "presenteado" com o terrível filme russo de super-heróis "Guardiões". Agora o cinema da Rússia vem com filme de terror. E novamente ocorre um tropeço. Falo de "A Noiva" (Nevesta), direção de Svyatoslav Podgayevskiy, e que fica mais próximo do risível do que do horror. E para piorar apesar de falado originalmente em russo, a distribuidora lança cópias dubladas em inglês - e aí duplicam os erros. As vozes aparecem sem sincronia...

A trama se inicia no século 19 e apresenta um costume daquela época, que é interessante - os olhos de uma pessoa morta eram pintados nas pálpebras e depois ela era fotografada. De acordo com a tradição, tal situação permitiria que a alma da pessoa ficasse a salvo no negativo, ou seja, seria uma forma de enganar a morte. Então o nobre fotógrafo Barin (Igor Khripunov) perde a noiva (Miroslava Karpovich), e então realiza o procedimento. Mas ele quer mais, quer trazer sua noiva de volta, e encontra a solução vida colocando a alma dela em outro corpo. Porém depois do ritual, Barin percebe que sua noiva não é mais a mesma e acaba sofrendo as consequências de sua atitude precipitada.

Então o filme dá um salto no tempo, vindo para os dias atuais, onde o jovem casal formado por Nastya (Victoria Agalakova) e Ivan (Vyacheslav Chepurchenko) decidem visitar os familiares dele, no interior da Rússia. A casa da família é afastada de tudo e controlada pela irmã de Ivan, Lisa (Aleksandra Rebenok), uma mulher amargurada que vive com os dois filhos, sendo também uma fervorosa seguidora das tradições de sua família. E desde os primeiros momentos, Lisa vai torturando psicologicamente Nastya, que aos poucos vai notando que algo de estranho toma conta do local, até descobrir o que pretendem fazer com ela.

Só que nada funciona neste filme. As atuações são amadoras, pioradas pela dublagem tosca. E as cenas de tensão? Clichês e mais clichês, como de um vulto passar rapidamente pelo corredor, atrás de um dos personagens. Ou criancinhas correndo e sumindo pelas escadarias de um casarão. E por aí vai. O filme tinha apenas meia-hora e eu só pensava quanto tempo mais de tortura teria pela frente..."A Noiva" é só decepção.

Duração: 1h33min

Cotação: ruim
Chico Izidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário