quarta-feira, janeiro 17, 2018
"O Jovem Karl Marx" (Le Jeune Karl Marx)
Dirigido pelo haitiano Raoul Peck (Eu Não Sou Seu Negro), "O Jovem Karl Marx" (Le Jeune Karl Marx) foca o autor de O Manifesto Comunista no auge de seus 26 anos, vivido por August Diehl, tendo de se exilar com sua esposa, Jenny (Vicky Krieps), em Paris no ano de 1844, e conhecendo o também jovem Friedrich Engels (Stefan Konarske), que seria seu grande amigo e mecenas.
É mostrada a amizade dos dois, com Engels influenciando Marx, que quatro anos depois escreveria seu grande clássico O Manifesto Comunista, em 1848. Friedrich Engels era filho de um industrial da época e não aceitava aquela condição de o pai explorar os trabalhadores de suas fábricas. Mas é engraçado ver como Peck mostra a união de Engels e Marx, que mais parecem dois adolescentes irresponsáveis, se escondendo da polícia em Paris, bebeiras e conversas filosóficas. Será que Marx não era tão sisudo como a história o construiu?
A ambientação de época é fiel, com vestuários e ambientes, aliás estes ficam quase restritos a interiores, sejam em bares, apartamentos, fábricas - quase nada de locais abertos. O roteiro também acerta em mostrar como viviam os trabalhadores à época, sendo explorados (bem que muita coisa não mudou nestes mais de 150 anos).
Duração: 1h58min
Cotação: bom
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário