quinta-feira, fevereiro 15, 2018
"Lou" (Lou Andreas-Salomé)
Dirigido por Cordula Kablitz-Post, o filme "Lou" (Lou Andreas-Salomé) pretende mostrar a vida atribulada da escritora e psicanalista russa Lou Andreas Salomé, que, no fim do século XIX, ficou conhecida por conquistar, com suas posições políticas e de vida, pensadores brilhantes da época, como o filósofo Friedrich Nietzsche e o psicanalista Sigmund Freud. Ela é pouco conhecida no Brasil e autora prolífica, não tem sua obra traduzida para o português.
Apesar de todo o seu modo de viver a vida nos rígidos finais do Século XIX, a cinbebiografia acaba sendo muito convencional, mostrando mais o lado amoroso de Lou, que teve um triângulo amoroso com os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche, mas sem nunca ceder a nenhum deles. Assediada por um pastor em sua adolescência, ela teria jurado nunca se apaixonar ou se casar. Mas cairia mesmo de amores pelo poeta Rainer Maria Rilke.
A diretora Cordula Kablitz-Post acaba ousando pouco, sendo que Lou foi uma mulher à frente de seu tempo, transgressora, que não aceitava as normas machistas, mesmo por parte das mulheres. Post perde muito tempo com os momentos sentimentais. Mesmo assim é de se aplaudir as atrizes Katharina Lorenz e Nicole Heesters, que interpretam Lou na fase adulta e na velhice, respectivamente. Outra coisa a se destacar é a fotografia e a bela reconstituição de época.
Duração: 1h43min
Cotação: bom
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário