quinta-feira, abril 26, 2018

"Construindo Pontes"




O documentário "Construindo Pontes", dirigido por Heloisa Passos, é daqueles que focam o acerto do presente com passado. E o título é sugestivo, mostrando o distanciamento de pai e filha por questões ideológicas, que teve de construir uma ponte para se reconectarem.

A cineasta paranaense Heloisa Passos foi a responsável pela direção de fotografia de mais de 20 filmes, entre eles "Viajo porque Preciso, Volto Porque Te Amo"; "Mulher do Pai"; "Lixo Extraordinário" e "O Que se Move", e atualmente é membro da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica de Hollywood.

A ideia do documentário "Construindo Pontes" é iniciada quando Heloisa ganha de presente uma coleção de filmes em Super-8 com imagens das “Sete Quedas”, paraíso natural destruído no começo da década de 1980 para a construção de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo. Então, ela decide passar a limpo a relação atribulada com seu pai, o engenheiro civil Álvaro Passos, que trabalhou na construção de rodovias durante a ditadura militar - isso fez com que ganhasse muito dinheiro, e pudesse dar uma vida mais do que confortável à família. Só que com o tempo, Heloisa foi ganhando censo crítico e passou a ver que algo havia de errado. De um lado fartura e do outro pobreza.

O documentário é interessante, pois mostra como os dois têm visões de mundo completamente opostas. Álvaro acha correto o que os militares fizeram durante o que ele chama de "revolução" e parece sentir falta daquela época. Já Heloisa é lésbica - o que fez com que saísse de casa aos 22 anos ao ser flagrada pelo pai beijando outra menina, e é esquerdista, pró-Lula. Os dois não têm vergonha de expor suas posições diante às câmeras. E tentam uma reconciliação no final, ao visitar uma das obras de Álvaro no interior paranaense, mas até isso faz aumentar o abismo entre eles.

Duração: 1h12
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário