sexta-feira, janeiro 11, 2019

"Museu" (Museo)




"Museu" (Museo), dirigido pelo mexicano Alonso Ruizpalacios, se inspira em fatos reais, ocorridos nos anos 1980, na Cidade do México. Dois veterinários roubaram mais de cem peças raras e em um museu mexicano, para depois vagarem pelo país sem saber exatamente para quem e como negociar os artefatos. Ruizpalacios retrata o incidente, com tom dramático e, às vezes, com muito humor, em clima de road movie.

Os dois ladrões da vez são interpretados por Gael García Bernal (do recente Estás Me Matando Susana), que vive Juan Nuñez, e Leonardo Ortizgris na pele de Benjamin. O crime é praticado às vésperas da ceia de Natal. Nuñez é um rapaz que ainda mora com os pais e não consegue encontrar muitos significados na vida, e se imagina rico após praticar o crime. O roubo Museu Nacional de Antropologia é até fácil.

Mas depois, na sequência, Juan e Benjamin achavam que teriam facilidade em vender os objetos, mas vão percebendo que nenhum comprador está interessado em se envolver com o maior roubo da história do país. Assim, partem numa viagem sem destino, carregando as peças em malas e sem saber o que fazer com aquilo. Um dilema forte. Além do que passam a ser perseguidos numa verdadeira caçada humana.

Gael García Bernal, de 40 anos mas sem aparentar, passa a convicção de ser um rapazinho meio irresponsável e sonhador. Benjamin é o narrador da história, que não acabaria muito bem. O problema do filme é que é muito longo, por vezes arrastado, com muitas cenas desnecessárias e que acabam se tornando cansativas.

Duração: 2h06
Cotação: bom

Chico Izidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário