sexta-feira, junho 30, 2017

"Um Instante de Amor" (Mal de Pierres)



Marion Cottilard está simplesmente esplendorosa em "Um Instante de Amor" (Mal de Pierres), direção de Nicole Garcia. No original, o título significa doença de pedras, aí o "gênio" do titulador brasileiro consegue pensar em instante de amor. Vai entender...

A trama se passa na França dos anos 1950, quando uma mulher, Gabrielle (Marion Cotillard), para tentar escapar de um destino nada agradável no interior do país, acaba casando com um pedreiro, José (Alex Brendemühl). O matrimônio é infeliz, e Gabrielle é uma mulher com forte feminilidade e sexualidade. Doente, com fortes dores renais, ela acaba sendo internada num hospital. E aí que começa a extravassar sua loucura, ao se apaixonar por outro paciente, o tenente do exército André Sauvage (Louis Garrel), que voltou da Guerra da Indochina. Os dois mantém um relacionamento intenso e apaixonado. E aí está a pegadinha do filme, que será explicado só lá em seu término.

De volta para casa e de José, Gabrielle não se conforma em se manter longe de André e lhe escreve cartas e mais cartas apaixonadas. Ela nunca se resigna, e os anos vão passando, e Gabrielle vai se aquietando, ainda mais depois que nasce seu filho.

Apesar do forte erotismo em algumas cenas, "Um Instante de Amor" é delicado, com uma bela trilha sonora, onde se destaca a música do compositor russo Tchaikovsky. E até mesmo o personagem de Alex Brendemühl, marido traído, se mantém sempre ao lado da mulher, mostrando uma sensibilidade fantástica quando mostra para Gabrielle porque sempre aceitou os acontecimentos. Mas o destaque fica mesmo por conta da forte atuação de Marion Cotillard, comprovando porque é uma das grandes atrizes da atualidade.

Duração: 121min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário