quinta-feira, agosto 17, 2017

"Afterimage"



A história do artista plástico e professor polonês Wladyslaw Strzeminski me era desconhecida. E sua vida acabou sendo o testamento final do grande cineasta Andrzej Wajda, que nos deixou em 2016, após passar boa parte de sua carreira contando em espetaculares filmes a história da Polônia em seu século XX, marcado por invasões russas e alemãs, e os domínios nazistas e depois comunista em seu país.

Wladyslaw Strzeminski (em atuação espetacular de Boguslaw Linda), era um artista polonês que tinha deficiências físicas tremendas - havia perdido o braço esquerdo e a perna direita na I Guerra Mundial -, mas nunca se rendeu, sempre se superando. Após a II Guerra Mundial, ele ministrava aulas na Faculdade de Lodz, mas logo começou a ser perseguido pelas autoridades comunistas, que não aceitavam sua independência. Além do que, Strzeminski se negava a trabalhar apenas com a arte conceitual comunista.

Aos poucos, Strzeminski começou a ter dificuldades para dar suas aulas ou mesmo de trabalhar. As autoridades chegaram a impedir que ele até mesmo comprasse tintas e pincéis para fazer suas obras, visto que havia sido expulso do Sindicato dos Artistas Poloneses. Strzeminski se virava dando aulas particulares ou vivendo da ajuda de amigos e ex-alunos para poder até mesmo comer.

A visão que Wajda mostra da Polônia comunista não é nada dievrtida. Um país cinzento, atrasado, reacionário. Grande obra final do mestre do cinema polonês. Polanski está em segundo.

Duração: 1h38min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário