sexta-feira, janeiro 11, 2019
"Conquistar, Amar e Viver Intensamente" (Plaire, Aimer et Curir Vite)
Passado quase no mesmo período de outro filme francês abordando a Aids, "120 Batimentos por Minuto", o início dos polêmicos e perigosos anos 1990, "Conquistar, Amar e Viver Intensamente" (Plaire, Aimer et Curir Vite), direção de Christophe Honoré, é outro romance gay, realista, mas apresentado de forma pesada, tornando-se cansativo.
A trama mostra o amor entre o Arthur (Vincent Lacoste) e Jacques (Pierre Deladonchamps). Os dois vivem em mundos diferentes, e distantes. O primeiro é um jovem da cidade de Rennes, acostumado a ter vários parceiros, enquanto que o outro é um homem mais velho, experiente dramaturgo de Paris, pai de Loulou (Tristan Farge), que teve com uma amiga, e portador do vírus HIV.
Os dois, no entanto, não sofrem com a homossexualidade. A sociedade parece aceitar os dois tranquilamente, e aí mesmo que a história se passe na civilizada França, mostra algo incomum e raro. Além disso, Arthur tem uma grande amiga, Nadine (Adèle Wismes), apaixonada por ele. Já o melhor amigo de Jacques é o jornalista gay, quase sessentão Mathieu (Denis Podalydès), vizinho de Jacques, e que trabalha como jornalista.
"Conquistar, Amar e Viver Intensamente" (Plaire, Aimer et Curir Vite) poderia ser melhor, caso fosse mais curto e menos amigável. Soa quase como irreal. Afinal, vamos combinar, naquela época e ainda sem muito conhecimento da doença, as pessoas portadoras do vírus HIV não eram aceitas com normalidade.
Duração: 2h12
Cotação: regular
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário