sexta-feira, janeiro 11, 2019
“O Confeiteiro” (The Cakemaker)
“O Confeiteiro” (The Cakemaker), direção de Ofir Raul Graizer, tem um título que recorre a uma comédia. Mas pelo contrário, este é um drama forte e reflexivo, quase intimista. E foca na figura do jovem Thomas (Tim Kalkhof), um gay alemão que trabalha em uma confeitaria em Berlim, onde conhece o israelense Oren (Roy Miller). Este tem esposa e filho em Jerusalém, mas de tempos em tempos viaja à capital alemã a negócios e aproveitando para se encontrar com o amante. Oren, aliás, planeja largar a família para viver com Thomas.
Até que um dia simplesmente desaparece, sem deixar vestígios. Thomas passa a ligar para ele, mas nunca recebe respostas. Assim decide viajar para Jerusalém, e quando tem uma desagradável surpresa. O namorado morreu em um acidente de carro. Sem revelar sua real identidade, Thomas passa a trabalhar na cafeteria de Anat (Sarah Adler, “Foxtrot”). Ele é um hábil confeteiro e logo o estabelecimento começa a prosperar.
Porém Thomas sofre com o preconceito religioso, pois o irmão de Anat não aceita que um goy faça alimentos considerados não kosher. A cafeteria sofre a ameaça de fechamento, enquanto que a viúva Anat e Thomas ficam cada vez mais íntimos. “O Confeiteiro” é um filme audacioso, feito mais de gestos do que palavras. Silêncios, olhares, dúvidas, tudo apresentado de uma forma honesta e que mexe com os sentidos do público.
Duração: 1h49
Cotação: ótimo
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário