sexta-feira, agosto 02, 2019
"Abaixo a Gravidade"
"Abaixo a Gravidade" é o terceiro longa-metragem de Edgard Navarro. A história acompanha o dia a dia de Bené (Everaldo Pontes), um fotógrafo aposentado, que vive no interior baiano, em Capão, na Chapada Diamantina. Ele é um homem que ajuda a todos, considerado sábio e também atuando como curandeiro local.
A sua vida pacata vai se transformar quando ele conhece Letícia, jovem grávida por quem se apaixona, platonicamente. Algum tempo depois do parto (que ele mesmo faz, ajudado por uma parteira), a moça retorna para Salvador. Alegando precisar tratar da doença - ele realmente está doente, sofrendo da próstata, Bené vai atrás dela, conhecendo na cidade a irmã de Letícia, Malu (ambas interpretadas por Rita Carelli).
Na capital baiana, além de Malu, Bené entra em contato com vários tipos estranhos, como o irascível Galego (Ramon Vane), o sonhador Mierre (Fabio Vidal) e Maisselfe (Bertrand Duarte), um homem da classe média em crise. Ao mesmo tempo, asteroide denominado Laetitia se aproxima da Terra e poderá provocar a perda momentânea de gravidade na região da Baía de Todos os Santos.
“Abaixo a Gravidade” até inicia bem, mostrando o jeito de viver do velho homem. Mas aos poucos a trama, repleta de misticismos, rituais religiosos e superstições, vai se perdendo. O diretor inclui cenas sem nenhum sentido, e o decorrer do filme passa a ser como uma tortura para o espectador, que só resta olhar o relógio e torcer para que acabe logo. A obra não é para todos os públicos. Muito alternativo.
Cotação: ruim
Duração: 1h49
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário