quinta-feira, novembro 08, 2007

LEÕES E CORDEIROS



Em Leões e Cordeiros (Lions and Lambs, de Robert Redford), discute-se as ações intervencionistas dos Estados Unidos no resto do planeta. No caso em questão, o Afeganistão, terra dos talibãs e dos perpertradores do 11 de setembro (alguém aí vai dizer que Bin Laden é saudita, mas é no Afeganistão o local onde ele encontrou suporte para controlar o seu grupo, o Al-Qaeda). O filme é curto e tem três centros vitais, todos se interligando. Num deles, a veterana jornalista Janine Roth (Meryl Streep, sem vergonha de suas rugas) entrevista o jovem senador republicano Jasper Irving (Tom Cruise, surpreendendo emn seu papel, que exige muito mais do que caretas e correria), que defende as ações de seu governo no exterior. No outro, o professor Stephen (Robert Redford, se entupindo de café) tenta mudar os planos de vida de um de seus inteligentes e promissores alunos, o cínico Todd (Andrew Garfield) e por fim, dois soldados, vindos de classes desprivilegiadas, Arian e Ernest (respectivamente Derek Luke e Michael Peña) se perdem no interior afegão e são ameaçados pelos talibãs, enquanto relembram o porque foram parar ali.
Um filme antibelicista, sendo dirigido por quem foi, Robert Redford, onde os diálogos prevalecem sobre a ação - que praticamente inexiste em seus pouco mais de 80 minutos. Se você quer ver filme de guerra, passe longe. Se você quer uma discussão da inutilidade da guerra, assista.

Nenhum comentário:

“MOANA 2”

Foto: Walt Disney Studios SEQUÊNCIA DO FILME DE 2016, “MOANA 2”, com direção de David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller, a an...