quarta-feira, outubro 06, 2021

"O Pergaminho Vermelho"

O release da primeira animação brasileira a entrar para o catálogo da plataforma de streaming Disney+, “O Pergaminho Vermelho”, direção de Nelson Botter Jr., diz que o filme consegue ser simples e complexa com a mesma facilidade, o que a torna indicado para todas as idades. Mas ao assistir o desenho, fica evidente que a obra é destinada pura e simplesmente para o público infantil. O espectador tem de ver o longa com olhos de uma criança, no máximo, de dez anos de idade.
A trama mostra uma garota vivendo a fase de transição entre a infância e a pré-adolescência - Nina é uma garota de 13 anos que adora andar de skate e tem como melhor amigo Kim. A família vive momento conturbado, com os pais lhe cobrando maiores responsabilidades e ainda falando em divórcio. Uma tarde, pensando em fugir destes momentos difíceis, ela acaba em uma floresta e encontra o tal pergaminho vermelho e embarca em uma viagem que a levará até as terras de Tellurian.
Um lugar mágico, que vai precisar de sua ajuda para se livrar de Lord Dark, o terrível “Senhor dos Pesadelos”, que havia lançado um feitiço sobre a Rainha, e tomando o poder, transformando Tellurian em uma terra triste e dominada pela escuridão.
E para combater o vilão, Nina vaio contar com a ajuda da jovem guerreira Idril e do garoto Victor "O Bardo". A animação é recheada de citações, como “Alice no País das Maravilhas” e os filmes da trilogia clássica de “Star Wars”, além de alusões a figuras típicas do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e o Curupira. "O Pergaminho Vermelho", apesar de sua visão infantil, pode ser assistido pelos pequenos ao lado de seus pais, pois não agride a inteligência do espectador.
Cotação: regular
Duração: 91 min
Chico Izidro

Nenhum comentário: