quarta-feira, agosto 17, 2022

"MEU ÁLBUM DE AMORES"

Quando o Pop encontra o Brega. "MEU ÁLBUM DE AMORES", filme de Rafael Gomes (“Música para Morrer de Amor” e “45 Dias sem Você”), tem como protagonista um dentista de 25 anos, Júlio (interpretado por Gabriel Leone, de Eduardo e Mônica), que está prestes a se casar com o amor de sua vida, Alice (Carla Salle), com quem namora há 5 anos, mas ela resolve se separar dele, que fica inconsolável.
Mas paralelamente, surge em sua vida um meio-irmão, Felipe (Felipe Frazão), que conta para Júlio os dois serem filhos de Odilon Ricardo (novamente Gabriel Leone), um cantor brega de muito sucesso nos anos 1970, e que recém falecido, deixou uma casa de herança para ambos. Os dois são completamente diferentes em tudo - Júlio é todo traumatizado, buscando incessantemente o amor, mas sem esquecer de Alice, enquanto que Felipe herdou o dom musical do pai, e é um gay sem traumas e mirando projetos para fazer sucesso na carreira musical.
Aos poucos, Júlio vai em busca do autoconhecimento, de se reestruturar, enquanto tenta descobrir quem foi o seu pai - já que ele foi criado por outro homem, que também era dentista e lhe deixou o consultário. As pérolas do filme são as músicas, todas naquele ritmo característico dos anos 1970, que se popularizou no Brasil como música-brega. Elas têm a criação do rei das empregadas Odair José nas melodias, e o ex-Titã Arnaldo Antunes nas letras. Ficaram sensacionais.
Leone gravou as músicas previamente, e depois dublava a si mesmo em cena - exceto na música “Escutar a sua voz”, um dueto inédito com Laila Garin, em que ambos cantam em cena, ao vivo. A ideia, visualmente, era aludir à estética dos clipes dos anos 1970 (e as referências são várias, de ‘Wuthering Heights’, da Kate Bush, a ‘Detalhes’ e ‘Eu quero apenas’, do Roberto Carlos), deixando bastante explícita à citação, mas ao mesmo tempo quebrar a ilusão, ou seja, propor um jogo com o fato de que aquilo tudo era um cenário e uma simulação.
Cotação: ótimo
Duração: 1h41min
Chico Izidro

Nenhum comentário: