quinta-feira, dezembro 05, 2024

“O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM” (The Lord Of The Rings: The War Of the Rohirrim)

Foto: Warner Bros.
“O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM” (The Lord Of The Rings: The War Of the Rohirrim), animação japonesa dirigida por Kenji Kamiyama, explora o universo criado pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien (1892-1973). A história foi inspirada dos apêndices escritos por Tolkien para "O Senhor dos Anéis", onde ele registra milhares de anos de dinastias e conflitos de seu mundo imaginado, no continente da Terra-Média.
A trama do anime narra a história do rei Helm Mão-de-Martelo, que governa Rohirrim. O nome, numa das línguas criadas por Tolkien, significa "Povo dos Senhores de Cavalos", por causa da cultura equestre desse povo. Sua filha, Héra, tem o espírito livre e não deseja ser esposa de ninguém.
Porém, um de seus nobres, Freca, deseja que ela despose seu filho Wulf. No entanto, o pedido é recusado e Freca ofende Héra, fazendo com que Helm e seu nobre se desentendam e partam para uma briga. Obeso e fora de forma, Freca leva um soco e acaba morrendo na frente do filho.
Freca é descendente de um grupo étnico que tinha perdido parte de suas terras com a ascensão política dos Rohirrim na região. E sua morte provoca uma fúria mortal em Wulf, que jura vingança – destruir Rohirrim.
A jovem Hera é quem irá liderar a resistência contra os ataques de Wulf, numa história repleta de vinganças, reviravoltas e muitas batalhas. Tudo acontece 183 anos antes das aventuras de Frodo e dos eventos da trilogia original dos filmes “O Senhor dos Anéis”.
A animação é muito bem feita, com aqueles personagens de olhos grandes comuns aos desenhos japoneses. As mais de duas horas podem, num primeiro momento, assustar, mas a trama se sustenta. Apesar de o motivo de vingança ser o mais idiota possível – coisa comum nos filmes de vingança: um personagem provoca a sua morte por estupidez, mas um familiar assiste e jura matar a pessoa e todos os familiares próximos de quem matou. Mas esquece que quem começou tudo foi o que acabou morrendo. Mas não ocorresse isso, não haveria história, né?
Cotação: bom
Duração: 2h14min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=szTQq_nAcEs

“OS SONHOS DE PEPE” (Los Sueños de Pepe - Movimiento 2052)

Foto: Pandora Filmes
COM DIREÇÃO DE PABLO TROBO, “OS SONHOS DE PEPE” (Los Sueños de Pepe - Movimiento 2052) é um documentário sobre as viagens do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, entre 2010 e 2015. Após deixar a presidência, foi senador de março de 2015 até agosto de 2018. Atualmente com 89 anos, o ex-dirigente vive em sua pequena fazenda, nos arredores de Montevidéu, e recentemente foi curado de um câncer de esôfago.
Voltando ao documentário, o diretor Trobo segue Mujica por viagens aos EUA, Japão, Brasil, Reino Unido e Alemanha. Na jornada, podemos escutar suas principais ideias, ou, seus sonhos para o mundo. Temas como o consumismo desenfreado, aquecimento global, o verdadeiro propósito da vida e até as capacidades e limites de um presidente discutidos de forma leve - em certo ponto do documentário, Mujica até se questiona o por que de as pessoas darem tratamento monárquico que damos aos líderes políticos.
Mujica é uma grande referência política mundial, um homem que nunca mudou seu pensamento de esquerda, humanista. Durante sua presidência, ele doava 90% de seu salário para entidades assistenciais. O ex-dirigente, em sua época de guerrilheiro Tupamaros, passou 12 anos, entre 1973 e 1985, como prisioneiro político, frequentemente torturado junto com outros prisioneiros políticos. Isto pode ser visto no filme “A Noite de 12 Anos”, disponível no Netflix.
Bem, “Os Sonhos de Pepe” é uma obra que presta bela homenagem a um dos maiores e melhores chefes de Estado de todos os tempos. E isto fica evidente nas cenas ao redor do mundo, onde as pessoas ficam encantadas e admiradas, e param para escutá-lo.
Cotação: ótimo
Duração: 1h26min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2UhBfnWkZbQ

“O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM” (The Lord Of The Rings: The War Of the Rohirrim)

Foto: Warner Bros. “O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM” (The Lord Of The Rings: The War Of the Rohirrim), animação japonesa dirigida...