quinta-feira, dezembro 13, 2007

O SOBREVIVENTE



Werner Herzog adora selva. Haja vista os seus clássicos Aguirre, a Cólera dos Deuses e Fitzcarraldo, com seu ator e alter-ego Klaus Kinski. Agora, o diretor alemão retorna ao seu habitat preferido em O Sobrevivente (Rescue Dawn). O tema chega a ser anacrônico: a guerra do Vietnã. Mas isso fica como pano de fundo. O que interessa é como o piloto Dieter Dengler (Christian Bale, que não faz muito marketing e acaba sendo deixado de lado, mas ele é um dos melhores atores de sua geração, desculpem-me o clichê), alemão naturalizado americano, fez para sobreviver após ser feito prisioneiro pelos vietcongues no começo da guerra, em meados da década de 60 do século passado.
O Sobrevivente se baseou em fatos reais e durante quase duas horas temos a batalha do homem contra a natureza inóspita. Em certos momentos, lembra o clássico oitentista Os Gritos do Silêncio, que retratava a guerra do Camboja. Pena que no final Herzog desperdice a trama em puro americanismo, com direito aquelas irritantes salvas de palmas para o mocinho. Não precisava.

Nenhum comentário:

“MOANA 2”

Foto: Walt Disney Studios SEQUÊNCIA DO FILME DE 2016, “MOANA 2”, com direção de David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller, a an...