quinta-feira, julho 26, 2018

"Em Guerra Por Amor" (In Guerra per Amore)



Não é um Fellini, mas o humor deste filme lembra muito o genial cineasta italiano morto em 1994, devido ao seu humor particular, debochando dos compatriotas. "Em Guerra Por Amor" (In Guerra per Amore), dirigido por de Pif (codinome do talentoso e divertido Pierfrancesco Dilberto), o filme se passa em 1943, durante a IIª Guerra Mundial.

O protagonista é Arturo, vivido pelo próprio Pif, que é um garçom sem eira nem beira morando em Nova Iorque, e apaixonado por Flora (Miriam Leone), sobrinha do dono do restaurante em que ele trabalha. O problema é que a garota foi prometida para Carmelo, um tipo meio mafioso.

Arturo planeja então pedir a mão de Flora para o pai dela. E é aí que surge o problema. Ele mora na Sicília. Então o destino dá uma mão, pois o sul da Itália é invadida pelas tropas americanas, em luta contra os fascistas de Mussolini. O garçom, sem condições de viajar para a Europa, acha uma forma: se alistar no exército e tentar ir para a Sicília, onde estão as tropas aliadas.

Mas em sua ingenuidade, Arturo acha que será o suficiente chegar na Sicília, achar o pai de Flora e ver os problemas resolvidos. Sem imaginar como a Sicília é um local atípico, com seus moradores ligados a máfia e a corrupção - enfim, não são flores para se cheirar. Pif mostra o povo siciliano de modo caricatural, mas de uma forma hilária toda especial. Para quem gosta de rir.

Duração: 1h39
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“MOANA 2”

Foto: Walt Disney Studios SEQUÊNCIA DO FILME DE 2016, “MOANA 2”, com direção de David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller, a an...