quinta-feira, novembro 29, 2018

"Um Homem Comum" (An Ordinary Man)




Há poucos meses Ben Kingsley interpretou Adolph Eichmann no longa "Operação Final”, lançado pela Netflix. Não demorou muito e o ator britânico volta a viver outro personagem fugitivo. Desta vez ele é um general da extinta Iugoslávia em "Um Homem Comum" (An Ordinary Man), direção de Brad Silberling. Após ter participado dos massacres na guerra dos Balcãs nos anos 1990, o general, que não tem nome, vive escondido, apoiado por antigos seguidores, que pagam por sua segurança. O general, visto como herói por parte do país, que não é especificado, mas tanto pode ser Croácia, Sérvia como Bósnia, é procurado por crimes contra a humanidade, praticados durante o conflito.

O general está sempre sendo cuidado pelo guarda-costas Miro (Peter Serafinowicz), mas não consegue se conformar com a vida que leva, sempre obrigado a trocar de esconderijo. Até que surge a empregada Tanja (Hera Hilmar), garota de 26 anos, sem amigos, órfã e que é contratada pelos aliados do general para cuidar dele. Cozinhar, conversar. Só que ela não tem muitos traquejos sociais, e seus erros batem de frente com o estilo grosseiro do ex-militar. Só que aos poucos eles começam a criar laços, mesmo que seja difícil lidar com o general, que não facilita para seus cuidadores, volta e meia saindo às ruas, perigando ser capturado.

O filme é interessante, trazendo nada de cenas de ação. É um filme de guerra, sim. Mas não precisa mostrar batalhas, tiros. A obra tem vários diálogos, interessantes, e que prendem a atenção. E o general é uma figura ímpar - mesmo sendo criminoso de guerra, não aparenta ter consciência pesada, mas vive amargurado por ter de viver afastado do mundo. Filmado em Belgrado, na Sérvia, o longa apresenta uma região que ainda parece não ter se recuperado dos traumáticos anos de conflitos.

Duração: 1h29
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Um comentário:

vidacuriosa disse...

Legal. Vou voltar mais vezes, muitas vezes mais. Bem legal. Abraços.