AIR: A História Por Trás do Logo (Air), direção de Ben Affleck, é baseado na história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). A hoje multibilionária marca era pouco conhecida no começo dos anos 1980, e tentava entrar no mercado, dominado pela Adidas e pela Converse, através da NBA, a liga de basquete norte-americana. Eis que então ocorre a ideia de tentar patrocinar um garoto prodígio, que ainda nem se imaginava onde poderia chegar, Michael Jordan - que se transformaria no Pelé do basquete, hexacampeão pelo Chicago Bulls nos anos 1990.
Jordan queria assinar com a alemã Adidas, mas Vaccaro criou uma estratégia, para convencer outros diretores da Nike a destinar uma verba milionária, tentando atrair Michael Jordan para ser o principal nome das campanhas da fabricante no esporte. E uma das ideias foi criar o famoso tênis Air Jordan, que hoje mobiliza bilhões de dólares, e é objeto de consumo de fãs do basquete.
Além de Matt Damon, quem brilha muito no filme é Viola Davis, que interpreta Deloris Jordan, a mãe de Michael, e que agiu com firmeza nas negociações, sendo determinante para que a Nike aceitasse as exigências, de que o garoto levasse porcentagens nas vendas. Já o ator que interpreta" Michael Jordan nunca tem o rosto mostrado, sendo possível escutar duas frases dele em toda a trama.
Claro que muitas das situações foram dramatizadas, diálogos inventados. Mas para quem gosta de basquete e de bastidores dos negócios, é um prato cheio. O porém que o título nacional seja equivocado, pois passa a impressão de tratar sobre a criação do logo da Nike, mas fala sobre o surgimento de um dos tênis mais icônicos da história, e no final, sim, é mostrado como apareceu o logo do tênis, que é uma imagem de Michael Jordan fazendo uma de suas enterradas.
Cotação: bom
Duração: 1h52min
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário