quinta-feira, janeiro 11, 2024

"Os Rejeitados" (The Holdovers)

"Os Rejeitados" (The Holdovers), direção de Alexander Payne, é uma deliciosa aventura de três pessoas deslocadas no mundo, vivendo no problemático começo da década de 1970. A história transcorre no internato Barton Academy, uma escola prestigiada em Massachusetts, nos Estados Unidos, durante as festas de final de ano.
O protagonista é o professor mal-humorado Paul Hunham (ator Paul Giamatti, excelente), que é detestado pelos alunos devido a sua extrema severidade. Ele não costuma dar moleza, e reprova qualquer um sem piedade. Solitário, Hunham não temn projetos para as férias de final de ano. E a maioria dos alunos vai retornar para casa para passar o feriado prolongado com as suas famílias.
Porém, nem todos os alunos têm para onde ir e precisam ficar no colégio. E alguns funcionários devem estar na escola para cuidar dos estudantes. E o professor Paul Hunham é escalado para a missão, tendo de lidar com o rebelde Angus (Dominic Sessa), que está enfrentando o luto após a morte do pai. Os dois se odeiam, e com eles fica também a chefe de cozinha Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph), que acabou de perder o filho na Guerra do Vietnã.
A história se guia pelos conflitos e uma lenta aproximação dos três, destacando a relação de Angus e Paul. Em certo momento, o trio embarca em uma viagem, quando acabam descobrindo que têm muito em comum.
Giamatti, que já havia trabalhado com Payne em "Sideways", consegue fazer com que o espectador tenha um sentimento dúbio por seu personagem - as pessoas odeiam e amam o professor. Já Da'Vine Joy Randolph transmite em cada gesto a dor e a desesperança de uma mulher que procura motivos para viver, vivendo num lugar totalmente diferente de suas origens, cercada de jovens ricos e mimados, e professores rudes e brutais. Por sua vez, Dominic Sessa faz sua estreia no cinema com a segurança de um veterano, e promete um grande futuro.
O filme oferece uma grande lição de cumplicidade e redenção, mas sem cair nas armadilhas que estamos acostumados a ver em filmes de Natal. Filmaço.
Cotação: ótimo
Duração: 2h13m
Chico Izidro

Nenhum comentário: