segunda-feira, março 11, 2024

"Garra de Ferro" (The Iron Claw)

"Garra de Ferro" (The Iron Claw), direção de Sean Durkin, fala sobre o mundo da luta livre - quem viveu os anos 1960 e 1970 vai se lembrar do famoso "Ringue 12", com seus lutadores fantasiados, em combates roteirizados entree mocinhos e vilões. O filme foca a história real da família Von Erich, que ficou famosa nos Estados Unidos entre os anos 1970 e 1990, cujos integrantes eram profissionais do wrestling (luta livre roteirizada).
A família era comandada com braço de ferro pelo pai, Fritz (Holt McCallany, do seriado Mindhunter), ele mesmo fracassado no esporte, fazendo os filhos entrarem com tudo no cenário, os treinando com rigor. Kevin (Zac Efron), Kerry (Jeremy Allen White), David (Harris Dickinson) e Mike (Stanley Simons) foram do céu ao inferno, ensinados pelo pai a não sentirem medo de nada. Mas sem conhecer outra vida, praticamente vivendo uma relação tóxica entre pai e filhos. Os Von Erich também achavam ser amaldiçoados, pois alguns tiveram mortes trágicas - dois deles, inclusive, se suicidaram.
Garra de Ferro, aliás, era o golpe final das lutas criado pelo patriarca Fritz Von Erich.
Os destaques de "Garra de Ferro" são Holt McCallany e Zac Efron, que ainda é o narrador da história e único sobrevivente da família - não é spoiler, pois é uma história real. No final, é mostrado como Kevin vive hoje, ao lado da mulher, dos filhos e netos. Voltando a Efron, sua atuação é espetacular, contida, sem excessos. O lado feminino também é forte, com Maura Tierney interpretando a matriarca do clã, e Lily James como a esposa de Kevin.
O filme, além de reproduzir muito bem o ambiente do wrestling, com suas armações, rivalidades falsas dos lutadores, também tem uma ótima reconstituição de época, destacando uma baita trilha sonora, incluindo Blue Öyster Cult, Rush, Tom Petty and The Heartbreakers, Rolling Stones, Journey, entre outros clássicos.
Cotação: ótimo
Duração: 2h12m
Chico Izidro

Nenhum comentário: