domingo, julho 13, 2025

DOCUMENTÁRIO “AMOR E MORTE EM JULIO RENY” TEM ESTREIA NA CCMQ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE JULHO

Foto: Facebook
NESTA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 16 DE JULHO, ACONTECE A PREMIÉRE DO DOCUMENTÁRIO “AMOR E MORTE EM JULIO RENY” NA Casa de Cultura Mário Quintana, a partir das 19h, dentro da A Mostra Especial Rock Gaúcho no Cinema. O documentário levou 10 anos para ser concluído, com direção de Fabrício Cantanhede e produzido por Tamires Kareca (fotógrafo oficial desde os anos 1980 de Julio Reny) e Fernanda Etzberger.
“Amor e Morte em Julio Reny” é um documentário biográfico que adentra na intimidade de um músico para tentar descobrir como ele foi moldado como artista e como a sua vida pessoal pode interferir em sua arte.
Apesar de ser um músico referenciado por toda uma geração, Julio Reny sempre viveu às margens do mainstream, em um caminho considerado tortuoso.
Hoje o filme está em carreira em festivais pelo mundo, e recentemente ganhou a Menção Especial do Júri do festival In-Edit, um dos mais importantes eventos de documentários musicais do mundo. Vale destacar que este prêmio nunca havia sido dado para outro filme, pois ele foi criado para poder premiar o filme “Amor e Morte em Julio Reny”, revelando a força que a “ousada” narrativa do filme tem, segundo o próprio júri.
Falando sobre a narrativa e sobre o filme, alguns adjetivos têm sido mencionados como “perturbador”, “áspero”, “dramático”, conforme o jornalista Augusto Diniz, da revista Carta Capital.
E de certo, o filme merece todos esses adjetivos, inclusive porque o seu personagem carrega em sua história de vida diversos problemas e traumas. Entre elas, a morte prematura de sua primeira esposa e a maioria das pessoas de sua família, uma carreira musical de altos e baixos, acusações que poderiam entrar numa esfera criminal, internações em clínicas, e, é claro, a tríade sexo, drogas e Rock & Roll.
O filme é narrado pelo próprio Julio Reny, que se alterna entre depoimentos extremamente sinceros (por vezes até constrangedores), a leitura de textos seus que estão em seu livro “Rádio Cool”, e cenas do seu dia a dia, que revelam a dura vida do artista. Além de um acervo de fotos e VHS inéditos resgatados dos anos 1980, principalmente.
DISCO NOVO
Além disso, Júlio Reny, está lançando o EP "Someliers de Canções" em parceria com o jovem guitar man e compositor Jeff Gomes.
O disco tem 5 músicas inéditas e uma releitura de Ramones, um lançamento da produtooficial.com.br.
Além de Julio e Jeff, a banda se completa com Guilherme Wurch, contrabaixo, Márcio Camboin na bateria e Gabriel PC no sábado e trompete.
Escute Julio Reny - "Mendigo Perfeito" no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/73yL3YoIgdbYTSjlsaJblv

Nenhum comentário:

DOCUMENTÁRIO “AMOR E MORTE EM JULIO RENY” TEM ESTREIA NA CCMQ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE JULHO

Foto: Facebook NESTA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 16 DE JULHO, ACONTECE A PREMIÉRE DO DOCUMENTÁRIO “AMOR E MORTE EM JULIO RENY” NA Casa de Cultura...