quinta-feira, fevereiro 01, 2024

"Pobres Criaturas" (Poor Things)

Baseado na obra de Alasdair Gray, em "Pobres Criaturas" (Poor Things), com direção de Yorgos Lanthimos, temos a história de Bella Baxter (Emma Stone, excelente), uma mulher que cometeu suicídio, mas foi pelo cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe) na Londres da Era Vitoriana, e reanimada, numa obra que remete diretamente ao clássico Frankenstein.
Trazida de volta à vida pelo cientista maluco e visto como um monstro por seus alunos na universidade, já que seu rosto é totalmente coberto de cicatrizes, ela está longe de ser vista como uma monstruosidade. Bella estava grávida ao morrer - por isso o suícidio -, e o cérebro de seu filho é implantado no lugar do seu.
Então vemos Bella como um bebê em plena fase de desenvolvimento, com coordenação motora e fala limitada. E para ajudar a verificar os avanços da garota, o cientista contrata um aluno, Max McCandless (Ramy Youssef), para fazer as anotações necessárias e ser o acompanhante de Bella, que não pode nunca sair da mansão. Em determinado momento, Baxter pede que McCandless se case com ela, mas com a condição de continuarem vivendo na mansão.
Para escrever o contrato de matrimônio é chamado o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo, também excepcional no papel de um canalha e interesseiro), que se encanta com a criatura, e decide fugir com ela. E Bella, disposta a conhecer mais do mundo e dos seres humanos, aceita a proposta. Os dois partem para Lisboa e depois Grécia.
E na viagem, começa a florescer o lado sexual de Bella, que primeiro com Duncan e depois com outros homens, começa a descobrir o prazer, experimentando sensações e sentimentos. O engraçado da coisa é que Bella pensa como uma criança, ingênua, e isso encanta as pessoas - me lembrou remotamente ao filme "Muito Além do Jardim", onde o personagem vivido por Peter Sellers é um idiota, mas que cativa os poderosos com seu pensamento simples.
A trama de "Pobres Criaturas" é ousada, com toques de bizarrice. As cenas de sexo são fortes, mas nunca apelativas - atente quando Bella descobre o prazer solitário da masturbação. Talvez Emma Stone esteja em seu melhor papel.
Cotação: ótimo
Duração: 2h21min
Chico Izidro

Nenhum comentário: