quarta-feira, junho 12, 2024

13 SENTIMENTOS

Vitrine Filmes
Depois de 10 anos de relacionamento com Hugo, João sente necessidade de voltar ao universo dos encontros românticos, usando sites de namoros. Ele é um diretor novato de filmes, mas nota que a realidade não pode ser controlada como um roteiro de filme.
“13 Sentimentos” é dirigido por Daniel Ribeiro, que partiu de uma experiência bastante pessoal para escrever o longa-metragem, que tem como protagonista João, interpretado por Artur Volpi.
A busca por um novo amor leva João, um rapaz que prioriza laços afetivos, a conhecer Vitor (Michel Joelsas), por quem se apaixona à primeira vista. Aos poucos, o cineasta vai tentando controlar o relacionamento entre os dois, como se estivesse escrevendo um filme.
A história foi inspirada no fim do relacionamento de Daniel Ribeiro parte com o também diretor Rafael Gomes, cujo longa “45 Dias Sem Você” (2018) é o retrato ficcional dos sentimentos que vivenciou após o término com o ex-companheiro.
“O roteiro foi escrito bem depois de todo o processo de superação da separação. Eu já tinha processado todos os sentimentos e compreendido quais caminhos eu percorri para estar aberto para uma nova relação”, disse Daniel. “Eu percebo que gosto de escrever sobre minhas experiências com um olhar mais completo de como elas aconteceram”, completou.
As redes sociais também são outra parte importante do roteiro, pois é uma forma de conexão entre as pessoas no mundo contemporâneo. “Não tem como fugir de celulares, mensagens e redes sociais quando se faz um filme sobre relações humanas em 2024. Por outro lado, eu não queria que a gente ficasse vendo tela de celular nem mensagens sendo escritas na imagem”, contou o diretor.
“Dessa forma, tivemos que ser criativos em traduzir para o cinema as interações via celular, a exemplo de como vemos um longo diálogo entre duas pessoas que estão conversando em um aplicativo de relacionamento. A outra solução foi sempre trazer para o diálogo aquilo que os personagens estavam vendo no celular, deixando para o espectador imaginar o que os personagens estão vendo”, destacou.
Filmado em 2023, Ribeiro diz que “era um momento em que pessoas LGBT+ estavam voltando a respirar aliviadas depois de um período sombrio, de tensão e insegurança sobre o futuro. Acho que o filme traz esse sentimento de esperança, de um Brasil em que a diversidade é possível, onde todos podem viver sem medo de ser quem são”, revelou.
“13 Sentimentos” não poupa e traz muitas cenas de sexo gay, sem nenhum pudor. Pode assustar mentes mais conservadores e antiquadas. Então é bom sempre avisar, para ninguém dizer que não foi avisado ao entrar no cinema. Enfim, um filme que retrata a busca do amor, um sentimento tão universal, do ponto de vista de um personagem gay.
E “13 Sentimentos” ao lado de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, compõe uma trilogia sobre os sentimentos e relacionamentos, que será encerrada com “Amanda e Caio”, sobre um casal transgênero interpretado por Alice Marcone e Gabriel Lodi.
Trailer: https://youtu.be/_8HvVd5hpbY?si=2yFIe9TbJg017jCV

Nenhum comentário: