domingo, junho 16, 2024

“AUMENTA QUE É ROCK’N’ROLL”

Foto: Globo Filmes
“Aumenta que é Rock'n’Roll” é dirigido por Tomas Portella (Ensaio Sobre a Cegueira, Impuros). O longa-metragem conta o surgimento da primeira rádio de Rock brasileira na década de 1980: a rádio Fluminense FM, também conhecida popularmente como “A Maldita”. A emissora acabou fazendo história e vem conquistando muitos telespectadores desde sua criação em 1982, transmitindo Rock’n’Roll, que até então era ignorado pelas rádios do país.
A obra é baseada no livro autobiográfico “A Onda Maldita”, de Luiz Antonio Mello, personagem de Johnny Massaro (O Pastor e o Guerrilheiro), responsável por criar a rádio, com o apoio do amigo Samuel Wainer Filho (George Sauma).
Jornalistas, Luiz e Samuel decidem correr atrás de seus sonhos, largar empregos em jornais e criar o projeto em Niterói (RJ). O filme mostra esta história de modo alegre e descontraído, com excelente restituição de época. Ocorrem alguns erros de cronografia – um exemplo é Luiz já ter nas mãos o disco “Bark at the Moon”, de Ozzy Osbourne em 1982, sendo que o LP seria lançado apenas no ano seguinte e chegaria no Brasil apenas em 1984.
Mas “Aumenta que é Rock'n’Roll” apresenta uma trilha sonora poderosa”, com hits internacionais, como “I Love Rock’n’Roll”, de Joan Jett and the Blackhearts até os grandes sucessos nacionais do período – a Fluminense FM foi a responsável por lançar Blitz, Paralamas, Barão Vermelho, Legião Urbana, entre outras.
Além de Johnny Massaro e George Sauma, o elenco de “Aumenta Que é Rock'n'Roll” ainda conta com Marina Provenzzano (Santo Maldito), Orã Figueiredo (Plantão Sem Fim), Silvio Guindane (Vai Que Cola), João Vitor Silva (Fim), Bella Camero (Lov3), Saulo Arcoverde (A Cozinha) e Flora Diegues (O Grande Circo Místico), em um de seus últimos papéis antes de falecer em 2019.
Detalhe: no ano seguinte surgiria em Porto Alegre a Ipanema FM, irmã mais nova da Fluminense FM, e que seria a responsável pelo boom do Rock Gaúcho nos anos 1980. E coincidentemente, as duas compartilhavam do mesmo dial, 94,9 FM.
“Aumenta que é Rock'n’Roll” não é uma obra prima, mas afetou minha memória afetiva daquele período, onde criei a minha identidade musical e cultural. É um bom filme, que retrata um momento importante da história do Rock e do nascimento do Rock in Rio.
Cotação: bom
Duração: 1h 52m
Trailer: https://youtu.be/RUh73O-I8Ik?si=jrLtqvicVfFwpuO-

Nenhum comentário: