“Clube dos Vândalos” (The Bikeriders) é um filme baseado no livro fotográfico de Danny Lyon, que documentou a ascensão de um clube de motociclismo no Centro-Oeste dos EUA durante a década de 1960.
A história segue o surgimento e a ascensão dos Vândalos, um clube de motociclistas criado pelo caminhoneiro Johnny (Tom Hardy), que teria tido a ideia ao assistir o clássico “O Selvagem” (The Wild One), de 1953, estrelado por Marlon Brando (1924-2004). A trama é contada sob a ótica de Kathy (Jodie Comer), em uma série de entrevistas para Lyon. Ela foi uma das integrantes do grupo, quando se casou com Benny (Austin Butler), um motociclista selvagem e imprudente e melhor amigo de Johnny.
O clube tinha como ideia inicial ser apenas um local onde algumas pessoas se reunissem para relaxar e falar de suas paixões pelas motos. No entanto, aos poucos começaram a surgir regras, a turma se tornou mais violenta e gananciosa, ao ponto de se tornarem uma perigosa gangue.
Kathy relata sua contrariedade as regras absurdas, as suas tentativas para que Benny abandonasse o clube. Porém, ele tinha uma lealdade cega a Johnny. E como um ditador, o criador do grupo não aceitava discordâncias e se mostrava cada vez mais cruel em suas decisões. Isso vai provocar o surgimento de candidatos ao posto de líder.
“O Clube dos Vândalos” é um filme quase introspectivo, quase sem cenas de ação. Muitos, muitos diálogos e uma ótima reconstituição de época. O longa-metragem mostra uma outra América ao longo dos anos 1960, passando longe do que ocorria naquela época, como A Guerra do Vietnã e a luta pelos Direitos Civis. Mas uma das ideias do clube era essa mesma, momentos longe das durezas da realidade. Uma escapada. É um retrato da confusão e da convulsão desse período nos EUA que já foi feito de forma magistral em filmes como “Easy Rider: Sem Destino” (mencionado por nome, em tom de piada, no terceiro ato do filme) e “Perdidos na Noite”.
O diretor revelou também que muito do filme foi tirado de “Os Bons Companheiros” (The Good Fellas” (1990), de Martin Scorsese. “Você pode assistir a Os Bons Companheiros e dizer que ele é sobre os caras que fizeram o assalto do Lufthansa. E você não estaria errado, mas também não estaria descrevendo o filme muito bem”, disse Jeff Nichols.
O cineasta destacou ter feito uma abordagem inspirada no clássico de Martin Scorsese para construir “O Clube dos Vândalos”. “O grande desafio com este filme era que eu queria passar a primeira hora inteira sem realmente tocar em um plot, em uma trama prática”, comentou Nichols. “Nesse começo, ele é uma história alimentada por exploração de personagem, pela construção dos relacionamentos. Eu olhei muito para Os Bons Companheiros, que na verdade é o retrato de uma subcultura, com todos os detalhes mais intrincados dela. Era isso que eu queria fazer aqui, o melhor que eu pudesse”.
O elenco de “O Clube dos Vândalos” conta ainda conta com Michael Shannon, Mike Faist, Boyd Holbrook e Norman Reedus.
Cotação: ótimo
Duração: 1h56min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jFuVut9-JLg
Nenhum comentário:
Postar um comentário