sexta-feira, outubro 31, 2025

“A Memória do Cheiro das Coisas”

Foto: Muraquitã Filmes
“A Memória do Cheiro das Coisas”, filme do português António Ferreira, mostra que nunca é tarde para a redenção.
O filme apresenta o ex-combatente da Guerra Colonial Portuguesa (também conhecida como Guerra do Ultramar), Arménio (José Martins), que prestes a completar 80 anos, é colocado por seu filho em um asilo. Ele não consegue mais realizar as coisas essenciais do dia-a-dia sozinho e por isso necessita de cuidadores 24 horas.
Arménio é viciado em cigarros, ranzinza, racista, e lembra com carinho quando combateu em Angola, que lutava por sua independência, nos anos 1970 e como matava, com certo prazer, os nativos angolanos.
Porém, sua visão de mundo começa a se transformar quando conhece Hermínia (Mina Andala), uma cuidadora negra. Arménio antipatiza de cara com ela, achando ela ser africana, mas fica surpreendido ao descobrir que Hermínia é portuguesa de nascimento e filha de um ex-combatente.
A cuidadora leva o octagenário a confrontar os fantasmas do seu passado e a vulnerabilidade do envelhecimento. Aos poucos, uma amizade inesperada acaba surgindo entre os dois.
“A Memória do Cheiro das Coisas" pode se referir ao fenômeno da memória olfativa (como os cheiros trazem lembranças). Mas também debate assuntos delicados como envelhecimento, racismo estrutural, colonialismo e traumas de guerra.
Cotação: ótimo
Duração: 1h36min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=0DKoCsL659I

Nenhum comentário:

“Novembro” (Noviembre)

Foto: Metro Goldwyn Meyer “Novembro” (Noviembre), com roteiro e direção de Tomás Corredor, retrata um dos momentos mais trágicos dos anos 1...