quinta-feira, outubro 30, 2025

“O Agente Secreto”

Foto: Vitrine Filmes
Brasil. 1977. O país já vive há 13 anos sob uma ditadura militar e Marcelo (Wagner Moura) dirige seu fusquinha amarelo em direção a Recife, onde pretende rever o filho pequeno que vive com os avós maternos (o avô é projecionista no icônico Cinema São Luiz), e recomeçar a vida, em plena semana de Carnaval.
Em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, pessoas vivem na clandestinidade, tentando escapar das garras da repressão. E Marcelo é uma delas – na primeira parte do filme não é explicado exatamente o que o personagem fez para ter de se esconder.
A trama é mostrada aos poucos, sem muita explicação. Marcelo vai morar em um prédio coordenado pela maternal Dona Sebastiana (Tânia Maria). E aos poucos, ele vai conhecendo os outros moradores, a maioria vivendo na clandestinidade, e sem revelarem os motivos por estarem ali.
Enquanto isso, a história foca também em policiais corruptos, que dirigem um esquadrão da morte – o mote é uma perna humana encontrada dentro do estômago de um tubarão.
E ainda existe uma dupla de matadores de aluguel, interpretados por Gabriel Leone e Roney Villela, que é sósia do ex-baterista dos Titãs, Charles Gavin, contratados por um empresário apoiador do regime.
Ao mesmo tempo, “O Agente Secreto” põe um pé nos anos 2020, onde duas pesquisadoras universitárias escutam gravações feitas por Marcelo naquele período turbulento.
Kleber Mendonça consegue costurar com maestria o mistério por trás de todos esses personagens – recriando ainda com perfeição o Brasil setentista, com suas roupas bregas, carros, as músicas daquele período, com direito a uma rádio tocar o “conjunto Chicago” com Se Você Me Deixar Agora (If You Leave Me Now).
São tantos detalhes, tantas referências, que o filme vale e deve ser visto várias vezes.
Cotação: ótimo
Duração: 2h40
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JB6Wf4DM9GY

Nenhum comentário:

“O Agente Secreto”

Foto: Vitrine Filmes Brasil. 1977. O país já vive há 13 anos sob uma ditadura militar e Marcelo (Wagner Moura) dirige seu fusquinha amarelo...