sexta-feira, outubro 31, 2025

“Napoli-New York” (Naples to New York)

Foto: 01 Distribution
Baseado em roteiro escrito por Federico Felini e Tullio Pinelli no final da década de 1940, e que nunca havia sido produzido, “Napoli-New York” (Naples to New York) finalmente ganha vida, sob direção de Gabriele Salvatores, mais de setenta anos depoís.
A trama começa na devastada Itália, mais exatamente em Napoli, em 1949, com a pequena Celestina Scognamiglio (Dea Lanzaro), que perde a família em uma explosão em seu prédio, provavelmente de uma bomba que não explodiu em bombardeio durante a II Guerra Mundial. A única parente viva que ela tem é a irmã Agnese (Anna Lucia Pierro), que emigrou para os Estados Unidos para casar com um soldado americano.
A menina de nove anos acaba sendo acolhida pelo menino Carmine, de 12 anos, que sobrevive nas ruas da cidade aplicando pequenos golpes. E o garoto acaba cruzando com George (Omar Benson Miller), cozinheiro negro de um navio americano aportado na cidade, que quer negociar um filhote de onça. Após o acordo entre eles dar errado, Carmine segue George até o navio para cobrar a dívida, e Celestina vai junto. Quando os dois notam, o navio partiu, e eles se tornam passageiros clandestinos, tendo de se esconder das autoridades – e da lei não-escrita de que todo clandestino descoberto seja jogado ao mar.
O navio tem como destino New York, e Celestina vê a oportunidade de reencontrar a irmã. Os dois acabam sendo protegidos pelo oficial Domenico (Pierfrancesco Favino), que simpatiza com aqueles órfãos.
Assim, acabam chegando em New York, onde acabam se perdendo na gigantesca metrópole, descobrindo o preconceito, a fome, mas também muita solidariedade e o destino trágico de Agnese.
“Napoli-New York” tem na pequena atriz Dea Lanzaro muito de sua força. Ela encanta de uma forma especial, mostrando um olhar de desesperança, mas também de força. E a virada final é espetacular, quando da explicação do porque Carmine não deseja ser adotado por Domenico e sua esposa.
Cotação: ótimo
Duração: 2h04
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Mlm6tmx0YVk

Nenhum comentário:

“Novembro” (Noviembre)

Foto: Metro Goldwyn Meyer “Novembro” (Noviembre), com roteiro e direção de Tomás Corredor, retrata um dos momentos mais trágicos dos anos 1...