“O SOL DE INVERNO” (BOKU NO OHISAMA), DIREÇÃO do japonês Hiroshi Okuyama, mostra uma trama sensível, falando sobre descobertas e amizade, que acabam sendo afetados pelo preconceito.
A história se passa em uma ilha japonesa, onde a vida gira em torno da mudança das estações. No verão, os garotos jogam beisebol e no inverno é a época do hóquei no gelo. Porém, o garoto Takuya (Keitatsu Koshiyama), de apenas 9 anos, que não consegue sentir atração por estes esportes.
Ele mostra interesse na patinação artística e admira a menina Sakura (Kiara Nakanishi), estrela em ascensão com os patins. A atração de Takuya pela prática na patinação não passa despercebida por Arakawa (Sôsuke Ikematsu), professor e ex-campeão no esporte, que decide treiná-lo como parceiro da sua aluna prodígio, Sakura, para a disputa de uma competição.
Aos poucos, as duas crianças começam a formar um forte vínculo esportivo e de amizade, mesmo que por vezes a menina sinta certo desconforto em relação a Takuya, que não paga as aulas de patinação. Mas ela tem o objetivo de seguir a carreira profissional e aceita o companheiro.
Porém, em determinado momento, tudo vai por água abaixo, quando Sakura descobre que Arakawa é gay. A garota mostra um preconceito muito forte e chega a dizer ao professor que a relação dele com Takuya é “nojenta”, pois acredita que o mestre privilegie o garoto, e abandona as aulas e faltando ao torneio que eles treinaram quase todo o inverno para participar.
O final é melancólico, pois é triste ver tanto ódio e preconceito em uma garotinha. O professor também não se defende, não fala nada, apenas aceita o destino. O sol de inverno chegou forte e derreteu a neve...
Cotação: ótimo
Duração: 1h30
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XoUO7cJvYvQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário