quarta-feira, agosto 13, 2025

“OS ENFORCADOS”

Foto: Paris Filmes
“OS ENFORCADOS” é dirigido por Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta, Narcos, Perry Mason), e foca no submundo do crime, dos patrões do jogo do bicho.
A trama tem como protagonistas o casal Valério (Irandhir Santos) e Regina (Leandra Leal, simplesmente deslumbrante), que vivem confortavelmente numa mansão que está constantemente em obras na zona oeste do Rio de Janeiro, graças ao império do jogo do bicho construído pelo pai e pelo tio dele.
Valério, que acredita ter mantido suas mãos limpas, precisa lidar com as pendências de sua família, em um meio que obedece a leis próprias. Incentivado pela ambiciosa mulher, ele tenta uma jogada que ambos consideram infalível. A ideia é dar um golpe no tio, vivido por Stepan Nercessian, e assumir o controle dos negócios do parente. Mas para tanto, o tio deve desaparecer.
Então a trama entra numa vibe de “Fargo”, com as situações se atropelando e se agravando, fazendo com que Valério e Regina se afundem cada vez mais em desconfianças e mentiras.
“‘Os Enforcados’ é, antes de tudo, sobre um casamento”, afirmou o diretor Fernando Coimbra. “O casal sela um pacto e faz um plano de vida que é incapaz de cumprir. Só que esse plano, aqui, se faz a partir de um crime. Um último crime que os levaria em direção à realização dos seus sonhos. Mas a realidade é muito diferente do sonho, e as coisas desandam”, disse.
O cineasta inspirou-se em “Macbeth”, de William Shakespeare, mas quis contar a história pela perspectiva de Lady Macbeth. Em “Os Enforcados”, como na peça, os dois personagens se veem presos em uma escalada de ambição e violência, em uma tragédia à brasileira, com uma boa dose de humor ácido. “O jogo do bicho é um pano de fundo para retratar esse universo corrupto que eles habitam. Mas o filme é construído em cima dos personagens”, diz o diretor. “Ele disseca essas personalidades em todas as suas camadas e explora essa dinâmica de jogo de poder que a grande maioria das relações passionais tem.”
A ideia do filme começou a surgir ainda durante as filmagens de “O Lobo Atrás da Porta”, quando Coimbra passava pela Barra da Tijuca a caminho de locações. “A gente tem um índice de criminalidade gigante, uma desigualdade de renda absurda, mas o audiovisual tende a olhar para o crime na parte baixa da pirâmide: a periferia, o subúrbio, a comunidade. E onde está o dinheiro? Boa parte da nossa elite é extremamente corrupta. São aqueles que se declaram cidadãos de bem, mas na verdade fazem muita coisa ilegal para enriquecer”, lembrou.
Cotação: ótimo
Duração: 2h03
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=doi7yU5YKew

Nenhum comentário:

“OS CARAS MALVADOS 2” (The Bad Guys 2)

Foto: Universal Pictures “OS CARAS MALVADOS 2” (The Bad Guys 2), é uma animação com direção de Pierre Perifel e Juan Pablo Sans, cuja histó...