quarta-feira, agosto 13, 2025

“NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE”

Foto: Ocean Films
“NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE” é um documentário dirigido por Sandra Kogut, e gravado ao longo de todo o ano eleitoral de 2022, que teve a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro, então o mandatário desde 2019.
Aquele ano conturbado, apenas dois anos depois do início da pandemia da Covid-19, mostrou uma população angustiada, dividida entre bolsonaristas e esquerdistas.
A narrativa do documentário é construída em meio a um Brasil em ebulição, marcado pela disseminação de fake news, medo do futuro e desconfiança nas instituições.
O filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo.
A proposta do documentário é colocar em foco aqueles que geralmente permanecem nos bastidores: cidadãos anônimos, voluntários e trabalhadores do processo eleitoral que fizeram a democracia acontecer em meio à crise. Com personagens espalhados por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belém e Anajás (na Ilha de Marajó), a produção apostou em uma estrutura híbrida de filmagem, utilizando recursos como videoconferências para registrar os depoimentos em tempo real, inclusive durante os acontecimentos de 8 de janeiro.
Para Sandra Kogut, o filme é uma forma de olhar para um passado recente com o distanciamento necessário para compreendê-lo. “Sabia que era um momento importante para nós brasileiros, com tanta coisa séria em jogo. Um dia vamos querer explicar para nossos filhos o que foi esse momento que, às vezes, parecia tão absurdo. Pensava: coitado dos professores de história no futuro”, comenta a diretora.
“Quanto mais o tempo passa e vamos entendendo o perigo que a nossa democracia correu nas últimas eleições, mais rica é a experiência do filme. Ele vai ganhando novas camadas, ganhando mais complexidade. Porque as eleições de 2026 já estão ali na esquina, o assunto já dominou o noticiário, e ao mesmo tempo estamos vivendo os desdobramentos e as consequências da tentativa de golpe nas últimas eleições. O país está de olho. E a experiência do filme nos faz mergulhar nisso tudo de novo. Acho importante poder fazer isso nesse momento.”, completou a diretora.
Cotação: ótimo
Duração: 1h44
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YJpEs6dctqg

Nenhum comentário:

“OS CARAS MALVADOS 2” (The Bad Guys 2)

Foto: Universal Pictures “OS CARAS MALVADOS 2” (The Bad Guys 2), é uma animação com direção de Pierre Perifel e Juan Pablo Sans, cuja histó...