quarta-feira, março 12, 2025

“MÁQUINA DO TEMPO” (Lola)

Foto: Pandora Filmes
EM “MÁQUINA DO TEMPO” (Lola), direção de Andrew Legge, a trama se passa durante a Batalha da Inglaterra, evento da Segunda Guerra Mundial, no começo dos anos 1940. As irmãs Thomasina Hanbury (Emma Appleton) e Martha Hanbury (Stefanie Martini) criam uma máquina batizada de Lola, um aparelho capaz de captar transmissões de rádio e televisão vindas do futuro, tanto que viram fãs de David Bowie e outros artistas dos anos 1970.
A invenção abre caminho para descobertas culturais, como a antecipação do Movimento Punk. E começa a ser usada para fins táticos pelos britânicos para combater os nazistas. Porém, a invenção acaba trazendo efeitos colaterais trágicos ao longo do tempo, alterando o rumo da história – por exemplo, a Inglaterra acaba sendo invadida pela Alemanha, fato que nunca ocorreu na realidade, e ainda bem!
As irmãs são vistas como traidoras pelos conterrâneos e passam a fugir, tanto dos alemães quanto dos ingleses, numa trama tensa e assustadora. “A Máquina do Tempo” foi produzido com câmeras e lentes originais dos anos 1930 e revelado em um tanque soviético de 16mm, o filme adota o estilo found-footage – termo que designa obras que simulam imagens gravadas pelos próprios personagens – conferindo ao público a sensação de estar diante de registros reais da época. Ou seja, o filme é todo ele em preto & branco.
A trilha sonora assinada por Neil Hannon (líder da banda The Divine Comedy) traz faixas de David Bowie, The Kinks e composições clássicas do britânico Edward Elgar.
Cotação: excelente
Duração: 1h19
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vqhVZeViRIs

Nenhum comentário:

“THE ALTO KNIGHTS – MÁFIA E PODER” (Alto Knights)

Foto: Warner Bros. “THE ALTO KNIGHTS – MÁFIA E PODER” (Alto Knights), dirigido por Barry Levinson, é praticamente uma homenagem a obras do ...