terça-feira, março 18, 2025

“SOBREVIVENTES DO PAMPA"

Foto: Bretz Filmes
“SOBREVIVENTES DO PAMPA”, dirigido por Rogério Rodrigues, investiga as origens do diretor no bioma que conecta os países do Cone Sul da América Latina.
No Brasil, o Pampa está presente apenas no Rio Grande do Sul, cobrindo 63% do estado e 2 % do território nacional. O bioma apresenta paisagens diversas, como serras, planícies e coxilhas, com campos nativos predominantes, além de matas ciliares, butiazais, banhados e afloramentos rochosos.
O documentário retrata os povos e comunidades tradicionais do Pampa, destacando sua sociobiodiversidade e as ameaças enfrentadas devido à degradação acelerada. O longa-metragem foi rodado em 13 municípios gaúchos: Alegrete, Bagé, Barra do Ribeiro, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes e Uruguaiana.
Com 35 entrevistas, o filme apresenta diferentes perspectivas sobre essas identidades sociais. Entre os entrevistados estão pecuaristas familiares, comunidades quilombolas, povos indígenas e agricultores de assentamentos da reforma agrária, que, por meio de seus modos de vida, preservam os ecossistemas do bioma.
Com direção de fotografia de Lívia Pasqual, “Sobreviventes do Pampa” teve sua estreia no 51º Festival de Cinema de Gramado, onde ganhou o Kikito de Melhor Longa-Metragem Gaúcho pelo Júri Popular, e seguiu para o circuito internacional. Foi o filme de encerramento do 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira e estreou na Europa pelo London Director Awards 2024. Além disso, integrou a seleção oficial do Rome Prisma Film Awards 2024 e do 32º Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bE67WgGvFng

Nenhum comentário:

“THE ALTO KNIGHTS – MÁFIA E PODER” (Alto Knights)

Foto: Warner Bros. “THE ALTO KNIGHTS – MÁFIA E PODER” (Alto Knights), dirigido por Barry Levinson, é praticamente uma homenagem a obras do ...