sexta-feira, outubro 21, 2022

"ADÃO NEGRO" (Black Adam)

"Adão Negro" (Black Adam), dirigido por Jaume Collet-Serra (diretor de entre outros, A Órfã, Águas Rasas e Sem Escalas) é baseado no personagem dos quadrinhos Black Adam, da DC Comics, grande adversário de Shazam!, e que possui super força, velocidade, resistência, capacidade de voar e de disparar raios. A trama começa contando a origem do personagem, que era um escravo no fictício reino de Kahndaq. Apesar de seus poderes, ele acaba os usando para o mal. E ele passa 3 mil anos aprisionado, até o filme pular para os dias atuais.
E no presente, Kahndaq encontra-se ocupada pela força militar da Intergangue, quando uma revolucionária, Isís (Sarah Shahi) encontra a coroa em uma caverna e, acaba libertando Adão Negro, interpretado por Dwayne Johnson). Inicialmente, ele é visto como o libertador de seu país, mas na realidaede ele tem pensamentos malígnos.
Ciente disso, Amanda Waller (Viola Davis) despacha um grupo de super-heróis, a Sociedade da Justiça, formada por Esmaga-Átomo (Noah Centineo), Ciclone (Quintessa Swindell), Gavião Negro (Aldis Hodge) e Senhor Destino (Pierce Brosnan) para tentar capturar Adão Negro. E neste ponto, o filme já foi para o ralo, transformando-se em apenas mais um filme de super-heróis, com nada de novidade. Apenas intermináveis lutas, prédios arrassados, batalhas confusas, com cenas escuras, onde não se consegue distinguir quem está lutando com quem, e nada de sangue, pois afinal de contas o público alvo é o adolescente. E claro, depois de muita pancadaria, o vilão e o grupo de heróis têm de unir forças para combater um mal maior.
Não gosto de ser simplista, mas o filme é ruim, as atuações são fracas, o roteiro é o mais do mesmo. E os efeitos especiais, principalmente quando surge um demônio, poderiam ser melhor trabalhados. Faltou vontade e sobrou preguiça.
Cotação: ruim
Duração: 2h04min
Chico Izidro

quinta-feira, outubro 13, 2022

"HALLOWEEN ENDS - O ACERTO DE CONTAS FINAL" (Halloween Ends)

class="separator" style="clear: both;">
"Halloween Ends - O Acerto de Contas Final", longa dirigido por David Gordon Green, é o terceiro filme da trilogia que começou em 2018, tendo mais uma vez Jamie Lee Curtis como Laurie Strode. A franquia teve início em 1978, com o filme "Halloween", de John Carpenter, que iniciou um ciclo apresentando o serial killer Michael Myers.
O novo filme inicia quatro anos após os eventos de "Halloween Kills: O Terror Continua" (2021). Laurie agora vive com sua neta Allyson (Andi Matichak) e está terminando seu livro de memórias. Depois de décadas de pesadelos e medo de viver, agora Laurie tenta recomeçar, sem medo.
A hiustória começa, no entanto, em mais uma noite de Halloween, quando Corey Cunningham (Rohan Campbell) vai trabalhar de babá, e acidentalmente o garoto que ele estava cuidando, acaba morrendo. O jovem é acusado de assassinato, e fica marcado pelo incidente, e apesar de inocentado, vira um pária na cidade de Haddonfield, sendo perseguido pelos moradores e sofrendo bullying. “Sem Michael Myers a cidade precisava de um novo monstro”, diz um dos personagens do filme, explicando o motivo da perseguição que sofre Corey.
E ele acaba atraindo a simpatia de Laurie, que o apresenta para Allyson, e os dois iniciam um relacionamento. Até que certa noite, Corey acaba se deparando com um grupo de jovens que o atormentam, e acaba agredido, caindo em um bueiro - nele se depara com a figura de Michael Myers, que o poupa da morte. E faz mais ainda, parecendo entrar na mente do jovem, que passa a ter instintos assassinos. A mudança em Corey não passa despercebida por Laurie, que acredita estar nele a reencarnação de Myers. E a cidade passa a viver novamente uma onda de terror e violência, com Corey possuído, saindo atrás de todo mundo que o incomodou, até mesmo usando a famosa máscara do serial killer.
O filme, no entanto, é de uma decepção quase total, apesar de um começo promissor. O romance de Corey e Allyson é totalmente apressado e sem sentido. E o ritmo é irregular, com momentos interessantes e outros que poderiam ser descartados - até mesmo as mortes, apesar de algumas serem bem fortes, como a do DJ ou de um dos bullys, muito sangrentos, quase doentios.
"Halloween Ends - O Acerto de Contas Final" poderia render mais, e apesar de o seu encerramento ter mostrado uma morte pesada para Michael Myers, e a garantia de que este é mesmo o último filme da franquia, nunca dá para acreditar. Pois afinal, sempre é possível no mundo do cinema criar um renascimento para certos personagens. E se dá lucro, porque acabar com tudo?
Cotação: Regular
Duração: 1h51min
Chico Izidro

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...