quarta-feira, janeiro 25, 2023

"O PIOR VIZINHO DO MUNDO" (A Man Called Otto)

Baseado no livro best-seller "Um Homem Chamado Ove", do escritor Fredrik Backman, "O Pior Vizinho do Mundo" é dirigido por Marc Forster, e remake de uma produção sueca de Hannes Holm, lançada em 2015. O personagem principal é vivido por Tom Hanks, que para não perder o costume, está sensacional no papel daquele senhor chato, cheio de manias e que parece odiar tudo e todos em um condomínio onde vive, sozinho.
Otto é um viúvo que leva a vida de forma meticulosa, vendo se ninguém está indo contra as regras e reclamando bastante dos vizinhos. Só que tudo vai mudar quando uma família se muda para o local - a nova vizinha é uma imigrante de 30 anos, Marisol (atuação excepcional de Mariana Treviño, talvez a coisa mais divertida do filme), que está grávida, seu marido idiota e duas filhas, que passam a chamar Otto de abuelo (vô, em espanhol). Ela começa a reclamar das atitudes do idoso, criando de certa forma um forte laço com ele.
"O Pior Vizinho do Mundo" transcorre em dois tempos, no presente e no passado, mostrando com muita eficácia a vida de Otto quando jovem, e seu grande amor pela esposa Sonya. As idas e voltas são mostradas com clareza, e aos poucos vamos entendendo o porque de Otto ter ficado como ficou. De certa forma até lembra o seriado "After Life", com Rick Gervais.
O roteiro é forte, e nos faz sentir profundamente a história, termos empatia com os personagens, gente como a gente. A trama diverte e emociona, tratando de temáticas como família, memórias, luto, amizade e conflito entre gerações. Nos momentos que temos de rir, rimos, mas quando é para chorar, aí é sacanagem para os mais sensíveis, que certamente não conseguirão conter as lágrimas.
Cotação: ótimo
Duração: 2h06min
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...