domingo, outubro 01, 2023

"Jogos Mortais X" (Saw X)

"Jogos Mortais X" (Saw X), direção de Kevin Greutert, é o décimo filme da franquia de terror iniciada em 2004, sob o comando de James Wan. Este novo filme se passa entre o primeiro e o segundo episódios, onde o serial killer John Kramer, conhecido como Jigsaw (Tobin Bell), está com pouco tempo de vida devido a um câncer no cérebro. Após ser interpelado por um colega do grupo de apoio, ele fica sabendo de um tratamento inovador e viaja ao México para ser submetido ao procedimento, realizado pela dra. Cecila Pederson (Synnøve Macody Lund, uma sósia mais nova da Vera Fischer).
Porém, após passar por uma cirurgia, Kramer acaba descobrindo que tudo não passou de uma farsa, e que o esquema foi feito para enganar pessoas doentes e vulneráveis, que entregavam todo o dinheiro para tentarem uma cura. Ou seja, não houve nenhum procedimento médico e Kramer segue doente.
Indignado e furioso, o serial killer recruta sua pupilo Amanda (Shawnee Smith, quase irreconhecível devido a intervenções plásticas). Os dois, então, saem à caça de todos os envolvidos no golpe. Eles são colocados em um galpão, onde Jigsaw armou suas armadilhas, para que aprendam a não "brincar" com quem não devem, ou morram tentando escapar. E os instrumentos de tortura construídos pelo sádico assassino são caprichados, provocando muitas cenas fortes, com horror físico que chega a causa mal-estar no espectador.
Porém, desta vez o roteiro faz com que a gente torça pelo assassino e sua seguidora, ao invés dos torturados - que se mostram pessoas sem nenhum caráter e aproveitadoras da fragilidade humana. A história, basicamente, transcorre toda dentro de um galpão.
E claro, apesar de agradar aos fãs, tem alguns furos. Por exemplo, a rapidez com que Jigsaw constrói as suas armadilhas, ou então o desleixo dos vigaristas. Apesar de toda a produção para enganar as vítimas, eles deixam pistas absurdas quando abandonam um hospital no meio do nada no México...
Mas apesar destes detalhes, "Jogos Mortais X" agrada em cheio o seu público.
Cotação: bom
Duração: 1h58min
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...