“Salamandra” é o filme de estreia de Alex Carvalho, baseado no romance de Jean-Christophe Rufin, “La Salamandre”, um clássico da literatura francesa moderna, lançado em 2005.
A trama foca na francesa Catherine (Marina Foïs), que passou anos cuidando do pai. Quando ele morre, ela parte para o Brasil, mais exatamente em Recife, onde reside a irmã, Aude (Anna Mouglalis) casada com um brasileiro, Ricardo (Bruno Garcia).
Catherine vivia se sentindo sufocada pelo contraste entre seus sentimentos e a sua realidade. Mas na quente Recife, ela acaba se vendo envolvida num romance inesperado com Gil (Maicon Rodrigues), um jovem negro, que vive de bicos.
A atração entre eles é instantânea e forte, e os dois se entregam, alheios ao mundo que os cerca. Ela é uma mulher de seus cinquenta e poucos anos e ele mal passou dos 20 anos. Entre os dois parece existir apenas a barreira da língua – os dois se comunicam praticamente por gestos, não parecendo haver interesse em um aprender o idioma do outro.
Mas evidente que um romance multirracial e de diferença de idades não é bem visto. E logo vai trazer problemas, ainda mais quando a herança de Catherine entra na jogada.
Porém, Catherine está determinada a seguir seus sentimentos, enfrentando a difícil escolha de seguir adiante com sua transformação. “Salamandra” é um ótimo filme, por vezes incomodativo – a gente acaba se colocando no lugar de Gil e sentindo na pele como a vida é difícil para o rapaz.
Cotação: bom
Duração: 1h57min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fbnCGNX61LE