quinta-feira, março 15, 2007

A RAINHA









Uma das semanas mais conturbadas na vida da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Este é o "gancho" da A Rainha, do veterano Stephen Frears e com a oscarizada Hellen Mirren no papel-título. Quando da morte da princesa Diana em 1997, a Rainha Elizabeth II até ficou aliviada, pois não gostava mesmo da professorinha plebéia que casara com seu filho Charles num suntuoso matrimônio em 1981. A família real se preocupou mais em ir caçar do que aparecer para o público britânico, apaixonado por sua princesa - a esta altura já separada de Charles e namorando com o muçulmano (heresia) Dodi Al-Fayed, também morto no acidente automobilístico em Paris.
O filme mostra o trabalho do então recém empossado primeiro-ministro Tony Blair (note uma cena em que ele aparece com a camisa de um dos times mais populares do país, o Newcastle United, do nordeste) e sua equipe de fazer com que a rainha repensasse sua posição e sua antipatia por Diana, sob a pena de ver a monarquia ser posta em dúvida. Hellen Mirren nos passa a impressão de estarmos realmente vendo a rainha inglesa em carne e osso, inclusive com sua indefectível bolsinha tiracolo - por que raios a rainha não larga aquele acessório??
Frears (Os Imorais e Minha Adorável Lavanderia) ainda consegue a proeza de "embelezar" alguns personagens, que na vida real são muitos feios.

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...