quinta-feira, março 28, 2019

“Elegia de um crime“




O documentário “Elegia de Um Crime“ encerra a “Trilogia do Luto“, que aborda a trágica história da família do diretor Cristiano Burlan. Ele mostrou dois primeiros trabalhos, momentos específicos, e trágicos, de sua vida. Em "Construção", lançado em 2007, faz uma homenagem ao seu pai, pedreiro, morto após uma queda.

E em "Mataram Meu Irmão", de 2013, ele mergulha na memória afetiva de seu irmão, assassinado por um traficante. Nesta nova obra, Burlan se aprofunda na morte de sua mãe, Isabel, assassinada pelo namorado em 24 de fevereiro de 2011.

Burlan vai ao interior mineiro e entrevista parentes, amigos e vizinhos de infância para entender melhor o que se passou com a sua mãe - que foi estrangulada pelo parceiro, Jurandir Muniz de Alcântara. O diretor ainda tenta com que o homem seja capturado - Burlan recebe dicas de onde se encontra, que está foragido da polícia. E esta não faz muito esforço para capturar o assassino.

"Elegia de Um Crime" não é um filme fácil de se assistir. Afinal, mostra uma história de sofrimento, de desesperança. De medo também. Afinal, o diretor, além de buscar os motivos que levaram a sua mãe ser morta, também retrata a busca dele pelo assassino - e se este encontrado, como reagiria? Consta que Isabel não foi a única vítima de Jurandir. Ele teria matado mais outras duas mulheres, e encontra-se foragido. Triste.

Duração: 1h32
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...