quinta-feira, março 03, 2022

"THE BATMAN"

Dirigido por Matt Reeves (“Planeta dos Macacos: A Guerra” e “Cloverfield – Monstro”), “The Batman” é a quarta versão cinematográfica da saga do herói mascarado que combate o crime na cidade de Gotham - antes houve comandos de Tim Burton, Joel Schumacher e Christopher Nolan.
E afirmo que este é o melhor filme sobre um de meus super-heróis preferidos, ao lado do Homem-Aranha. E depois de anos assistindo a longas repetitivos de super-heróis, eu já estava de saco cheio e sem paciência, mas esta obra dá um novo gás.
A história e o enredo do filme são muito bons, trazendo uma série de assassinatos cometidas por um vilão que anda pelas sombras, e que se auto-intitula Charada (Paul Dano, como sempre magnífico), um maluco vingativo. Então Batman, ainda em seu segundo ano de atuação pelas ruas de Gotham e visto como um vigilante doido, ainda sem o respeito das autoridades e marginais, surge para tentar solucionar o caso, e mostrando um de seus grandes aspectos, que é de ser um dos maiores detetives do mundo.
Quem dá vida ao Batman é o ator Robert Pattinson, que fez muita gente torcer o bico, pois mesmo depois de quase 15 anos ainda está presente o vampiro depressivo e enfadonho da saga "Crepúsculo".
Mas ele cresceu muito na carreira, tem feito excelentes filmes, com ótimas atuações e entrega um herói misterioso, vigoroso e triste, assim como o personagem original dos quadrinhos - esqueçam o Batman fanfarrão e espalhafatoso da série televisiva dos anos 1960.
Seu par romântico é vivido pela linda Zoë Kravitz, interpretando Selina Kyle, a Mulher-Gato. Ela consegue fazer com que o herói demonstre algum sentimento amoroso. A química dos dois é forte, e ela bate de frente com a Mulher-Gato da Michelle Pfeiffer, de "Batman: O Retorno" (1992).
Um dos outros vilões do longa é o Pinguim, encarnado por Colin Farrell irreconhecível sob quilos de uma forte maquiagem, mas mostrando no olhar todo o perigo que o personagem pode propiciar, roubando todas as suas cenas em que aparece.
Jeffrey Wright ("007 - Sem Tempo Para Morrer"), por sua vez, mostra sua competência rotineira e certeira no papel do Comissário Gordon, saindo-se melhor do que seu antecessor, Gary Oldman no papel. Além deles, participações fantásticas como as de Peter Sarsgaard e John Turturro.
"The Batman" é uma das melhores adaptações da estética e da linguagem das revistas em quadrinhos e graphic novels como eu conheci. O único porém é que as seus 2h55min poderiam ser encurtados sem prejuízo. Mas os filmes de super-heróis ainda têm salvação.
Cotação: excelente
Duração: 2h55min
Cbico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...