"Licorice Pizza", o novo filme de Paul Thomas Anderson, me pegou de saída por se passar em uma época que gosto muito, mais exatamente os anos 1970. E a trama acontece em San Fernando Valley, em Los Angeles, exatamente em 1973, contando a relação do adolescente Gary Valentine (Cooper Hoffmann, filho do falecido ator Phillip Hoffman) com a já adulta Alana (Alana Haim da banda Haim).
O longa conta também com atuações de Bradley Cooper, Sean Penn, Tom Waits e Benny Safdie, além de ter uma trilha sonora poderosa, indo de David Bowie, Sonny and Cher, Nina Simone, Paul McCartney and The Wings, Suzi Quatro, entre outros. Licorice Pizza era uma cadeia de lojas de discos muito popular no Sul da Califórnia na época, e segundo Paul Anderson, as palavras o fazem lembrar de sua infância e “são capazes captar o sentimento do filme e ilustrar a sua vibração”.
Gary foi um ator mirim que busca retornar aos tempos de sucesso, mas também se mostra um excelente empreendedor, quando conhece Alana, dez anos mais velha, e que ainda busca um rumo na vida. Eles se conhecem durante um serviço dela no colégio do jovem. O resultado desse encontro é a paixão imediata de Gary, que nos cativa na insistente tentativa de convencer a não interessada Alana de que a grande diferença de idade entre eles não a impede de aceitar seu convite para sair.
Ele tem 16 anos e a garota, de 25 anos. Os dois, além de se tornarem grandes amigos, estabelecem ainda uma parceria comercial, como a venda de colchões de água ou a abertura de um fliperama.
O romance entre eles é lentamente desenvolvido, sem apelar para a sexualidade. As atuações de Cooper e Haim são impressionantes e cativantes. O filme ainda aborda questões como desigualdade social, racismo, homofobia e machismo, e destaca fatos importantes da época, como a crise do petróleo.
Além de Alana, toda a família Haim faz participação especial no filme, incluindo as duas irmãs que completam a banda homônima e os pais das musicistas, Donna e Moti. "Licorice Pizza" traz ainda mais a participação do escritor George DiCaprio, pai do ator Leonardo DiCaprio, e que aparece como o dono de uma loja de perucas e colchões de água. O longa, enfim, faz um ode ao amor simples e sincero.
Cotação: ótimo
Duração: 2h13min
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário