Em "Não, Não Olhe" (Nope), dirigido pelo já renomado diretor Jordan Peele, a história se passa em uma cidadezinha do interior da Califórnia, onde vivem os irmãos OJ (Daniel Kaluuya) e Emerald Haywood (Keke Palmer), que passam a administrar um rancho especializado em treinar cavalos para participações em filmes, após a morte do pai deles, Otis (Keith David), causada por destroços caídos do céu.
Os irmãos precisam batalhar para manter as contas em dia, até mesmo tendo de se desfazer de alguns cavalos, negociados com Ricky 'Jupe' Park (Steve Yeun, o Glen de The Walking Dead), que é uma ex-estrela mirim que teve sua carreira artística interrompida precocemente e de forma terrível, e agora dono de um parque temático inspirada no Velho Oeste, vizinho a fazenda dos Haywood. O incidente ocorrido com Ricky é um dos grandes momentos do filme, e tem relação com um animal que se rebelou e praticou uma chacina - as cenas são mostradas em flashbacks muito bem inseridos na trama.
E estranhos acontecimentos passam a ocorrer na área, envolvendo o desaparecimento de alguns animais e a detectação de um objeto estranho que parece estar sobrevoando a casa dos irmãos. A dupla parece acreditar testemunhar o aparecimento de um disco voador - mas na realidade é algo muito mais sinistro e perigoso, e que devora as pessoas, mas contar pode estragar a surpresa.
"Não, Não Olhe" (Nope) brinca ainda com a questão de se tentar conseguir a fama e fortuna registrando imagens. Os irmãos tem reações distintas, pois desde a morte do pai, OJ, cujas iniciais provocam uma das melhores piadas do filme, virou uma pessoa fechada e negativa, a irmã é tagarela e motivada. Os dois, no entanto, passam a buscar meios de provar que há realmente um OVNI perto e acabam recebendo a ajuda de um técnico em eletônica de uma loja, Angel Torres (Brandon Perea), e de um fotógrafo surtado, Antlers Holst, interpretado por Michael Wincott.
"Não! Não Olhe!" é apenas o terceiro longa criado pelo diretor, antes vieram "Corra" e "Nós", que eram obras de terror, mas com críticas ao racismo. Já este novo filme é simplesmente terror, numa pegada "Twilight Zone", aliás seriado surgido nos anos 1960 através da mente criativa de Rod Sterling, e que ganhou versão nos anos 1980, e agora mais recentemente duas novas temporadas, pelas mãos do próprio Peele. A história brinca com o clássico conceito do “medo do desconhecido”, com os personagens sabendo que existe algo lá fora, mas "o que exatamente?", exatamente como em "Tubarão", de Steven Spielberg. O filme também provoca medo justamente pela amplidão da área afetada pelo estranho ser, pois os espaços abertos são gigantescos, passando uma sensação de não ter para onde correr e se proteger. E como o próprio título do filme antecipa, existe a questão de não se encarar o monstro diretamente nos olhos.
Cotação: ótimo
Duração: 2h10min
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário