Inspirado em fatos históricos ocorridos no Século XIX, "A Mulher Rei" (The Woman King), é dirigido por Gina Prince-Bythewood, e protagonizado pela fantástica Viola Davis, que raramente erra em suas escolhas. A trama segue as guerreiras Agojie, um exército completamente feminino que protegeu o reino africano de Daomé, por cerca de 200 anos – isso aconteceu porque os homens morriam nas guerras ou eram trazidos para a América como escravos. Então as mulheres eram treinadas para o combate.
E na história, ambientada nos anos 1820, temos Nanisca (Viola), que treina as guerreiras, enquanto ao mesmo tempo combate o império Oyo, uma nação escravagista. Mas o roteiro não amolece, e mostra que sim, várias tribos africanas realmente vendiam outras tribos para os comerciantes de escravos – em determinado momento Nanisca chega a pedir ao seu rei que ele não transforme Daomé em uma tribo que vende seu próprio povo, e que eles foquem no comércio dos produtos locais para se sustentarem.
E o filme tem várias cenas de batalhas, lutas, todas muito bem encenadas. Mas Viola Davis até Disse que “A Mulher Rei” não é um filme de ação, e sim um filme de drama com cenas de ação. E mostra com firmeza o protagonismo feminino, retratando a força e a coragem das guerreiras Agojie – no mesmo dia em que assisti o filme, à noite estava zapeando na TV, e dei de cara com um documentário no canal Smithsonian sobre essas mulheres reais. Espetacular.
A obra tem ainda um elenco predominantemente negro e feminino, algo raramente visto em filmes, o que é mais fantástico ainda. Nada de amazonas loiras com superpoderes, mas mulheres negras lutando por suas nações, vidas e dignidade.
Além da excelente atuação de Viola, que consegue surpreender novamente, vivendo uma mulher forte, decidida, respeitada e extremamente corajosa, “A Mulher Rei” traz outras grandes atuações, como Thuso Mbedu, atriz sul-africana de 31 anos que interpreta Nawi, uma menina de 19 anos que se torna uma das principais guerreiras Agojie e Lashuana Lynch vivendo a forte e destemida Izogie.
“A Mulher Rei” é um filme que precisa ser visto, tanto por sua importância histórica (mesmo com a natural liberdade criativa), tanto pelas brilhantes atuações de suas poderosas atrizes.
Cotação: ótimo
Duração: 2h24min
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário