quinta-feira, abril 11, 2024

"Evidências do Amor"

"Evidências do Amor", direção de Pedro Antônio Paes, é uma comédia romântica inspirada na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó no final dos anos 1980. E ao contrário de obras cinematográficas como "Faroeste Caboclo" e "Eduardo e Mônica", onde as músicas contam uma história, aqui como não existe essa possibilidade narrativa, o jeito foi mostrar em como ela afeta a vida de um casal.
A história gira em torno de Marco Antônio, um desenvolvedor de aplicativos (Fábio Porchat) e a estudante de medicina Laura (Sandy), que se apaixonam após cantarem juntos a música Evidências em um karaokê: "e nessa loucura, de dizer que não te quero...". Os dois então embarcam em um relacionamento que parece ser o perfeito, mas com o passar do tempo, a união dos dois vai se desgastando, até que Laura decide colocar um ponto final, às vésperas do casamento com Marco Antônio.
Ele fica arrasado com a ruptura, caindo em uma depressão terrível. Até que cerca de um ano depois do término, Marco começa a viver um fenômeno curioso: toda vez que ouve Evidências, é transportado para o passado, revivendo memórias ruins do namoro. Então, Marco se dá conta que precisa refletir - será que a relação com Laura era mesmo tão perfeita quanto ele imaginava, e se deveria mesmo ter ficado tão surpreso com o término.
Essa parte do roteiro é forte mesmo. Geralmente quando terminamos uma relação, temos a tendência de imaginar apenas as coisas boas que vivemos ao lado do (a) parceira (o). Então apesar de chata e ruim, a música traz em seu título a questão: as evidências estão todas lá, nós que não enxergamos.
Porchat e Sandy mostram química em cena, sendo que o ator, um dos pilares do Porta dos Fundos está contido, segurando o máximo que pode seus histerismos. Sandy, que não atuava havia dez anos, tem mais a provar, ainda mais que a sua escalação tenha e muito haver com a sua relação de parentesco com os cantores do hit - ela é filha de Xororó e sobriha de Chitãozinho. E segue com a carinha de guriazinha. A melhor personagem do filme, no entanto, é Evelyn Castro, que vive a síndica e faz tudo do prédio onde mora Marco. Eu só mudaria o final do filme.
Duração: 1h45min
Cotação: bom
Chico Izidro

Nenhum comentário: