quarta-feira, agosto 28, 2024

“ZÉ”

Foto: Embaúba Filmes
“ZÉ”, direção do mineiro Rafael Conde, é baseado no livro homônimo, escrito pelo escritor cearense Samarone Lima. Ele relata a vida de José Carlos Novaes da Mata Machado, jovem líder do movimento estudantil que lutou contra a ditadura militar no Brasil. Samarone investigou a vida do militante em arquivos da repressão, entrevistas com militantes contra a ditadura, familiares e amigos.
Na trama, Zé foi interpretado por Caio Horowicz (Califórnia, A Batalha da Rua Maria Antônia). Além do ator, Eduarda Fernandes, Samantha Jones, Rafael Protzner, Yara de Novaes, Gustavo Werneck e Alexandre Cioletti compõem o elenco principal.
“ZÉ” é quase intimista, mostrando uma pessoa de classe média alta, que se dedicou dedicar à alfabetização e à conscientização política dos mais pobres no Nordeste. Entrando na guerrilha e sendo integrante da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), e com o endurecimento da Ditadura Militar, teve de entrar na clandestinidade.
O filme mostra, com uma excelente reconstituição de época, a vida de Zé, sua esposa e o filho e demais colegas de luta fugindo dos militares. Nascido em março de 1946, viveu apenas 27 anos, pois acabou assassinado em outubro de 1973.
Diferente da maioria dos filmes de ficção sobre a ditadura, “ZÉ” evita a dramatização excessiva com cenas de violência. O longa prefere focar nos conflitos familiares e nos dramas éticos e pessoais dos personagens, oferecendo uma visão mais intimista e reflexiva sobre os impactos do regime autoritário nas vidas de militantes perseguidos.
O diretor relata ainda a importância do lançamento do longa no momento atual do país. “Talvez por conta da minha formação de professor, eu lembro muito dos movimentos secundaristas de 2013, 2015, das manifestações estudantis, assim como foi na época da ditadura” e completa: “esses filmes (sobre ditadura) vão e voltam, sempre tem uma revisita, algo novo. E hoje vejo pessoas com cartazes na mão, pedindo ditadura. Eu fico assustado, essas pessoas não sabem o que é viver sob o regime do medo, da censura e da repressão.”
Cotação: ótimo
Duração: 2h02min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fYe_9WXgC4Y&t=1s

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...