Tuesday, June 20, 2006

PÚBLICO DECEPCIONANTE

O cinema brasileiro, infelizmente, ainda espanta o público. Não adianta "tapar o sol com a peneira". Os filmes que fazem realmente sucesso são aqueles em que estão escalados atores globais de primeira linha. O que faz o público brasileiro gosta, mesmo, são os blockbusters de Hollywood e não adianta chiar.
Então tá, têm obras que levam milhões de espectadores ao cinema. É o caso de o fraquíssimo "Se eu fosse você", com Tony Ramos e Glória Ramos. De acordo com as informações das distribuidoras, o filme dirigido por Daniel Filho levou 3,6 milhões de pessoas ao cinema. O filme do ex-Trapalhão Didi - O Caçador de Tesouros, teve 1 milhão de espectadores. Afinal, é o ainda queridinho Didi, que junto com sua trupe Dedé, Mussum e Zacarias, levava milhões de crianças e seus pais aos cinemas do país nos anos 1970 e 1980.
Xuxa também entra na lista dos milhares de "cinéfilos", bem, desculpe, não é bem cinéfilo o termo para quem vai ver um filme da Xuxa. O seu mais recente é Xuxinha e Guto contra os Monstros e teve 493 mil pessoas comendo pipoca e tomando refrigerante nos shoppings da vida.
O único filme decente da lista milionária é Irma Vap, de Carla Camuratti, com Marco Nanini e Ney Latorraca. A peça teatral perdeu muito de seu brilho no cinema, mas mesmo assim diverte e foi vista por 246 mil espectadores. Não citarei todos os filmes - mas existem verdadeirosl absurdos. O documentário "O Dia em que o Brasil esteve Aqui", que mostra a Seleção Brasileira no Haiti em 2004 teve apenas 36, sim apenas 36 pagantes.
Só 1,8 mil pagaram para ver Cerro do Jarau. O excelente Árido Movie levou só 12,4 mil cinéfilos (aí o termo pode ser usado sem problemas) aos cinemas. E Boleiros II, de Ugo Georgetti, apesar de toda a febre futebolística que envolve o nosso país, decepcionou, com apenas 9,1 mil pagantes. E para terminar, o filme com atores globais que pode ser considerado um fracasso foi Gatão de Meia-Idade. Só 80 mil pessoas saíram de suas casas para ver as peripécias de Alexandre Borges vivendo o personagem criado pelo cartunista Miguel Paiva.

No comments: