Wednesday, May 21, 2014

"X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido"

O sexto filme da franquia de heróis mutantes "X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido", direção de Bryan Singer, tem uma história legal e retrô. Tudo porque Wolverine volta aos coloridos e bregas anos 1970, mais exatamente a 1973, época de cabelos black power e calças boca de sino. A trama, contudo, se inicia num futuro distante, onde os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, robôs criados pelo cientista Bolivar Trask (Peter Dicklage, o anão de Games of Thrones). Estes seres têm, ainda, o poder de absorver as características dos mutantes, e matá-los, graças ao DNA de Raven/Mística (Jennifer Lawrence), que causou tudo ao matar o cientista, mas capturada, acabou tendo suas características usadas na criação dos robôs.

O jeito de evitar o extermínio dos mutantes é, então, enviar Wolveribe ao passado, para que ele encontre o jovem professor Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) e evitar que Mística cometa o crime. É engraçado ver Wolverine (Hugh Jackman, que nasceu para viver o herói), perambulando pela década de 1970, e ainda sem as garras de adamantium, mas sim de osso. O enredo, apesar de focar em viagens no tempo, é consistente e irônico ao lidar, por exemplo, com fatos históricos: Magneto está preso por ter participado do assassinato de JFK - com seu poder, ele fez a bala do tiro desferido por Lee Harvey Oswald ser desviado e acertar o presidente americano.

Os efeitos especiais também são muito bons, e todos os personagens têm seus momentos de destaque, principalmente Jennifer Lawrence como Mística, Fassbender e seu Magneto - um personagem de características dúbias - e McAvoy no papel de um jovem e alcoólatra Professor Xavier, antes de sua transformação numa pessoa mais contida e centrada. "X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido" é um bom filme de ação, fidelíssimo às características dos quadrinhos e fazendo um bom contraponto entre o passado e o futuro.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: