quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Cartas de Iwo Jima





A outra parte da história filmada por Clint Eastwood, agora na visão dos japoneses, Cartas de Iwo Jima é o melhor filme de guerra já feito. Quase 3 horas que não se sente passar e 98% falado em japonês, a obra é essencial na história do cinema. Esperando o inimigo chegar, na vulcânica ilha de Iwo Jima, soldados e oficiais nipônicos cavam cavernas e nas horas vagas escrevem cartas para suas famílias. E eles sabem que vão morrer, pois a ordem militarista da época era clara: até o último homem, mesmo com a batalha perdida. Rendição era um sinal de fraqueza, de pura covardia. Tocante e belo como nenhum outro filme de guerra. Preste atenção nas belas atuações dos atores japoneses Ken Watanabe (General Tadamichi Kuribayashi) e Kazunari Ninomiya (Saigo). Nota 11.

Um comentário:

luís felipe disse...

não sei se é o melhor já feito, pois Além da Linha Vermelha é espetacular. Mas é um filme espetacular. O Clint Eastwood sabe como ninguém humanizar os personagens, transformar os participantes de jornadas heróicas em pessoas que dá para encontrar em qualquer esquina. Não vi os outros filmes, mas se ficar com o Oscar, não será uma injustiça.

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...