Sunday, February 04, 2007

Borat



Cheguei a ficar com dores no corpo de tanto rir em Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América. A melhor comédia dos últimos tempos, aliada ao fato de ser um falso documentário, com pessoas que não sabiam se tratar de uma grande piada do comediante inglês Sacha Baron Cohen.
O jornalista Borat sai de sua vila no distante Cazaquistão - antiga república soviética - (na realidade um vilarejo na Romênia) e vai para a América, onde emprenderá uma viagem pelo interior do país, tentando chegar à Califórnia após se apaixonar pela atriz-peituda Pamela Anderson.
Pelo caminho, se fazendo passar realmente por um jornalista de um país do leste europeu, completamente ignorante, tosco e anti-semita (o próprio Cohen é judeu), Borat vai encontrar uma América hipócrita e racista.
Cohen consegue convencer tão bem que chega a ser convidado para um telejornal de uma emissora do meio-oeste. Essa é apenas uma das grandes sacadas do filme, que despeja uma grande piada por minuto. Como a de Borat num jantar numa típica mansão no racista sul dos EUA, Borat cantando o hino do Cazaquistão com a melodia do Star Spangled Banner (o hino norte-americano) durante um rodeio - ele quase foi linchado pelo furioso público, a briga entre Borat e seu assistente Azamat pelos corredores e quartos de um hotel - detalhe, eles estão nus -, eles...tá bom, não escrevo mais. O filme é para ser visto e revisto, mesmo que você não goste de comédia. Imperdível.

No comments: